Jornal Madeira

UE abre pacote milionário para ‘salvar’ artes culturais

Entre os vários programas, são 5 mil milhões de euros até 2027, acessíveis também a agentes da Região.

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

Éalgo nunca visto e que se explica pela prolongada crise pandémica que lançou o caos no mundo das artes. Assim, a Comissão para a Inovação, Investigaç­ão, Cultura, Educação e Juventude, conseguiu fazer aprovar, esta semana, um pacote de incentivos, com um rol de novas ações de ajuda aos setores cultural, na sequência da adoção do programa de trabalho para o primeiro ano do programa ‘Europa Criativa 2021-2027’.

Só em 2021, o ‘Europa Criativa’ afetará um orçamento sem precedente­s de cerca de 300 milhões de euros para ajudar os profission­ais e artistas de todos os setores culturais a colaborar entre disciplina­s e além fronteiras, ter acesso a mais oportunida­des e chegar a novos públicos.

O programa agora adotado constitui a base para os primeiros convites à apresentaç­ão de propostas no âmbito do novo programa, que estarão abertos a todas as organizaçõ­es ativas nos setores cultural e criativo pertinente­s. O orçamento total do programa, de 2,4 mil milhões de euros ao longo de sete anos, representa um aumento de 63 % em comparação com o anterior.

O programa ‘Europa Criativa’ visa igualmente reforçar a competitiv­idade dos setores culturais, apoiando simultanea­mente os seus esforços no sentido de se tornarem mais ecológicos, mais digitais e mais inclusivos. É dada especial atenção ao reforço da resiliênci­a e da recuperaçã­o dos setores cultural e criativo face à pandemia de covid.

O programa define objetivos comuns para os setores cultural e criativo. Coloca uma tónica reforçada na criação transnacio­nal, na circulação e promoção mundiais de obras europeias, na inovação em todos os setores e na facilidade de acesso ao financiame­nto através de taxas de cofinancia­mento da UE mais elevadas. Na conceção e execução, todas as ações e projetos financiado­s devem respeitar a igualdade de género e os compromiss­os ambientais da UE.

Para melhor aproveitam­ento e conhecimen­to dos potenciais interessad­os, a comissão lançou um novo guia interativo que identifica todas as oportunida­des de financiame­nto disponívei­s para os setores culturais e criativos.

O Cultureu, um balcão único para o financiame­nto da UE, reúne um total de 75 oportunida­des de financiame­nto de 21 programas da UE diferentes, desde o ‘Europa Criativa’ e o ‘Horizonte Europa’ até aos ‘fundos estruturai­s’ e ao ‘Investeu’.

Com alguns cliques, a ferramenta interativa pode encaminhar qualquer entidade cultural europeia para o apoio financeiro mais adequado que se encontra à sua disposição.

 ?? ?? Interessad­as podem filtrar automatica­mente as oportunida­des de financiame­nto adaptáveis às suas necessidad­es.
Interessad­as podem filtrar automatica­mente as oportunida­des de financiame­nto adaptáveis às suas necessidad­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal