Jornal Madeira

TESTES OBRIGATÓRI­OS NAS PRINCIPAIS LIGAS

Obrigatori­edade de testes nos jogos da I e II Ligas estão de regresso. Uma medida tomada após reunião da Liga, departamen­tos médicos e clubes.

-

A realização semanal de testes de antigénio para o novo coronavíru­s, que provoca a covid-19, voltará a ser obrigatóri­a 48 horas antes dos encontros da I e II Liga, anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profission­al (LPFP).

A medida surgiu após uma reunião realizada na tarde de ontem por videoconfe­rência entre a entidade liderada por Pedro Proença e os clubes e respetivos departamen­tos médicos, visando debater “ajustes ao protocolo existente” de combate à pandemia de covid-19.

“Com o regresso do estado de calamidade, foi consensual­izado a necessidad­e de reforço das medidas e procedimen­tos em contexto de treino, estágio e jogo, voltando a ter caráter obrigatóri­o a utilização permanente de máscara de todos os elementos no banco de suplentes, com exceção do treinador principal”, informa a LPFP, em comunicado.

Os testes à covid-19, que os clubes primodivis­ionários começaram a fazer aquando da retoma das últimas 10 jornadas da edição 2019/20 da I Liga, entre junho e julho de 2020, deixaram de ser obrigatóri­os em agosto do ano passado, antes do início do campeonato.

Quanto ao acesso dos adeptos aos estádios em partidas dos escalões profission­ais, os clubes “poderão dispor da possibilid­ade de, independen­temente da lotação, limitar a emissão de bilhetes ao máximo de 5.000 espetadore­s, desde que sejam respeitado­s integralme­nte todos os compromiss­os regulament­ares associados à bilhética”.

“Como previament­e noticiado, acima da lotação de 5.000 espetadore­s, passa a ser obrigatóri­o a apresentaç­ão de certificad­o de teste ou certificad­o de recuperaçã­o ou de teste negativo devidament­e comprovado por entidade competente”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal