Jornal Madeira

Uma viagem artística pelo mundo das aves

Exposição de desenho artístico ‘Phoenicopt­eridae’, da autoria de Adonis Galvão, é composta por 18 trabalhos – um deles inspirado na Madeira – e está patente no espaço cultural do Madeira Shopping.

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Encantado pelo universo das aves, o artista visual Adonis Galvão quis explorar, através da sua arte, a resistênci­a e luta pela sobrevivên­cia destes animais, assim como a sua busca incessante por afirmação, comida e reconhecim­ento. Uma luta que é, também, do Homem.

Assim nasceu o conceito para a exposição ‘Phoenicopt­eridae’ (Família de Flamingos), que está atualmente patente no espaço Cultura ao Centro, situado no piso 0 do centro comercial Madeira Shopping.

Naquela sala, ocupada pelo projeto da Sonae Sierra com o objetivo de apoiar artistas e entidades nacionais de âmbito cultural, está uma série composta por 18 trabalhos, um deles inspirado na ilha da

Madeira.

A série de trabalhos intitula-se de ‘Décollage’, descolagem em português, que se traduz nos conceitos de “arrancar, ‘para se tornar descolado’ ou ‘para descolar-se’”, explica o artista, que acrescenta que, na arte, isto representa “o oposto de colagem”, com o trabalho criado ao cortar, rasgar ou “remover pedaços de uma imagem original”.

Nesse sentido, nas obras ali expostas, o artista extrai fragmentos de várias partes para criar “cenas geometriza­das” com as quais expressa sensações. Neste caso, tendo em destaque as figuras dos flamingos, que “estão para nós como nós estamos para eles, em busca de um espaço na sociedade”.

Num paralelo entre o mundo das aves e a vida humana, Adonis Galvão propõe-se a olhar para esta ave “passageira”, que “vive em bandos em busca de um habitat semelhante e frutífero para a sua subsistênc­ia”, como princípio de reflexão acerca da sociedade e da sua origem.

Entre os trabalhos que compõem esta exposição de entrada gratuita, aberta ao público para visita durante o horário de funcioname­nto do Madeira Shopping, Adonis Galvão destaca ‘Ilhéu-ilha+eu’, que reflete a paisagem que o artista vê a partir da sua casa, e o painel interativo ‘Flamingo, Eu? Pose de máscara por favor’, criado em exclusivo para esta exposição.

Adonis Galvão nasceu na cidade de Cataguases, no Brasil, em 1972. Filho de pai português e mãe brasileira, iniciou o seu percurso artístico na área do trabalho gráfico, tendo também enveredado pelo naturalism­o, que o levou à área da pintura. A moda também faz parte da vida do artista que, atualmente, está a residir na Madeira, mas é o ato de criar na área do design gráfico aquilo que verdadeira­mente o move.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal