APEL é a única escola da Madeira na ‘Redescolas Anticorrupção’
São 17 as escolas do País que este ano letivo aderiram ao projeto da Associação All4integrity. Da Madeira, apenas a APEL se inscreveu para o programa que visa fomentar a integridade e a cidadania.
A APEL é uma das 17 escolas que aderiu ao programa Redescolas Anticorrupção, da Associação All4integrity, que promove em Portugal uma cultura de integridade junto da comunidade. É a única da Madeira a ter aderido ao projeto, que conta também com a Escola Portuguesa de Macau, sendo que as restantes 15 são de Portugal Continental.
Ângela Malheiro, vice-presidente da instituição e diretora do programa em questão, explicou ao nosso Jornal que o estabelecimento de ensino do Funchal “tem apresentado trabalhos de reconhecida qualidade pelo júri”.
Na próxima semana, entre os dias 26 e 29, as escolas e colégios aderentes ao Redescolas AntiCorrupção vão celebrar a Semana da Liberdade apresentando os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos temas 'Nós, a Corrupção e o Poder' e 'Nós e a Anticorrupção'.
No caso da APEL, das iniciativas dinamizadas, saliente-se, por exemplo, que a escola desenvolveu um workshop sobre Cidadania ‘APELAR para o Futuro’, que visou a prevenção da corrupção e preparação para o futuro. Esta iniciativa foi desenvolvida por alunos do 10.º ano e abordou temas como a Educação do Consumidor, a Educação para o Desenvolvimento e a Educação Financeira.
Outro trabalho reconhecido pela Associação All4integrity foi um vídeo ‘Anti-corrupção’ também criado por alunos desta escola, bem como um projeto de sociologia versando o mesmo tema.
Ângela Malheiro destacou que o programa destinado às escolas visa “o reforço da cidadania democrática que procura consciencializar e treinar o(a)s aluno(a)s no fomento da transparência e no combate a todas as formas de corrupção, despertando-os para o risco de enfraquecermos os laços sociais que nos unem e nos garantem a paz, assim como a existência livremente enquadrada por direitos e por deveres, de cada um de nós”.
A vice-presidente da Associação All4integrity referiu, por fim, que a adesão à Redescolas Anticorrupção pode ser feita pelas escolas interessadas no início do próximo ano letivo através do site da instituição.