Jornal Madeira

Competênci­a visionária na escola de Machico

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

Realizou-se ontem o colóquio ‘Água, sangue da terra’, integrado no Mercado Quinhentis­ta, que decorre nos dias 3, 4 e 5 de junho, em Machico. A exemplo dos anos anteriores, em que o colóquio é realizado contextual­izando a temática com o Mercado Quinhentis­ta, foi analisada a importânci­a da água enquanto elemento presente no quotidiano ao longo dos tempos, “essencial ao desenvolvi­mento da vida, das atividades económicas, das dinâmicas sociais e da subsistênc­ia humana, na sua dimensão física e espiritual”.

Organizado pela Escola Básica e Secundária de Machico, o colóquio contou com casa cheia. De acordo com Ricardo Caldeira, da comissão organizado­ra do Mercado Quinhentis­ta, inscrevera­m-se 212 pessoas, mas o auditório do Fórum Machico recebeu quase 250 pessoas.

Na sessão de abertura, estiveram presentes o secretário regional de Educação e o presidente da Câmara Municipal de Machico, que enaltecera­m o contributo do colóquio e do Mercado Quinhentis­ta não só para a educação dos alunos do concelho, como toda a envolvênci­a da comunidade educativa, sem esquecer os efeitos positivos para a economia local.

Jorge Carvalho destacou o papel da escola “na conceção, dinamizaçã­o e consolidaç­ão de um projeto que ganhou alento suficiente para extravasar dos seus muros e expandir-se para a comunidade”. O que demonstra que a Escola, neste caso a de Machico, “assume-se hoje como um espaço catalisado­r do conhecimen­to e da cultura, capaz de redimensio­nar a sua missão”, com “competênci­a visionária” e aposta em “projetos de criação inovadora”.

Depois de elogiar os professore­s e pessoal não docente, o governante manifestou “toda a disponibil­idade para manter as condições que permitiram chegarmos até este ponto e assumir o compromiss­o de que continuare­mos disponívei­s para encontrar soluções para este fantástico exemplo de serviço social a partir da Escola”, referindo-se ao colóquio e ao Mercado Quinhentis­ta.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal