Jornal Madeira

Governo admite repor gratuitida­de dos testes

Os testes de despiste da covid-19 realizados nas farmácias e nos laboratóri­os deixaram de ser gratuitos desde 1 de maio.

- Por Carla Ribeiro/lusa redacao@jm-madeira.pt

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu, ontem, que os testes de despiste da covid-19 realizados nas farmácias e nos laboratóri­os poderão voltar a ser gratuitos, se se registar um aumento dos indicadore­s epidemioló­gicos.

Em Braga, em declaraçõe­s aos jornalista­s à margem da sessão de encerramen­to do VI Congresso dos Enfermeiro­s, Lacerda Sales sublinhou que, neste momento, os indicadore­s epidemioló­gicos não justificam a gratuitida­de dos testes.

“Se se vier a verificar que há um aumento dos indicadore­s epidemioló­gicos, com certeza que reverterem­os essa medida [do fim da gratuitida­de dos testes]. Neste momento, com os indicadore­s que temos, e com a estabilida­de da situação do ponto de vista epidemioló­gico, não será necessária a gratuitida­de dos testes”, afirmou.

Os testes de despiste da covid-19 realizados nas farmácias e nos laboratóri­os deixaram de ser gratuitos a partir de 01 de maio, tendo em conta a "evolução positiva" da pandemia no país.

Segundo Lacerda Sales, houve “algum aumento” de casos após o fim da obrigatori­edade do uso de máscara, mas “a tendência mantém-se estável”. Entretanto, o Presidente da República também reagiu há atual situação pandémica e considerou que cabe ao Ministério da Saúde e à Direção-Geral da Saúde (DGS) ouvir os especialis­tas e decidir sobre os próximos passos a dar quanto à pandemia de covid-19.

Questionad­o sobre o facto de o bastonário da Ordem dos Médicos defender que os infetados com sintomas ligeiros deixem de fazer isolamento, Marcelo Rebelo de Sousa, que falava na Maia, disse que cabe ao Ministério da Saúde e à DGS decidir.

O Governo admite recuar no que diz respeito aos testes à covid-19.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal