Jornal Madeira

Kiev anuncia abate de alvos militares

-

As autoridade­s ucranianas anunciaram ontem que afundaram um navio anfíbio russo na costa de Odessa, no sul, bem como o abate de um míssil inimigo na região de Poltaba, no leste do país. Junto com o navio russo, as forças ucranianas conseguira­m derrubar um ‘drone’ [aparelho aéreo não tripulado] de reconhecim­ento russo na mesma área do mar Negro, relataram fontes das autoridade­s da região de Odessa.

A defesa antiaérea ucraniana também conseguiu derrubar um míssil em Poltaba, onde no mês passado os ataques russos destruíram uma refinaria na mesma região, recorda o portal eletrónico de notícias Ukrinform.

as tropas ucranianas de Mariupol estão a resistir.

Kiev acredita que a Rússia está a preparar um desfile para 9 de maio, Dia da Vitória sobre a Alemanha Nazi, em Mariupol.

A ofensiva em Donetsk e Lugansk continua, informou o Estado-maior do Exército ucraniano no último comunicado, publicado no Facebook.

A guerra na Ucrânia destruiu a costa sul do país no sábado, quando as forças russas dispararam mísseis de cruzeiro na cidade de Odessa e bombardear­am uma siderúrgic­a que abrigava civis e combatente­s ucranianos, na esperança de completar sua conquista do porto de Mariupol a tempo das comemoraçõ­es do Dia da Vitória.

No entanto, em um sinal da defesa inesperada­mente eficaz que sustentou os combates em sua 11.ª semana, os militares da Ucrânia derrubaram as posições russas em uma ilha do Mar Negro que foi capturada nos primeiros dias da guerra e se tornou um símbolo da resistênci­a ucraniana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal