Jornal Madeira

Jovens artistas com acesso a bolsas de criação no INSUL’ARTS

Grupo Dançando com a Diferença lançou, em abril, o programa de bolsas ‘New Islands’, integrado no INSUL’ARTS, para jovens artistas regionais. Candidatos deverão enviar propostas até dia 15 de maio.

- Por Bruna Nóbrega bruna.nobrega@jm-madeira.pt

Ogrupo Dançando com a Diferença lançou, em abril, o programa de bolsas intitulado ‘New Islands’ [novas ilhas] destinando-se a jovens artistas regionais – até aos 35 anos - que residam ou procurem desenvolve­r a sua atividade de criação na Madeira. Os candidatos que pretendam concorrer têm até ao próximo dia 15 de maio para enviar as suas propostas.

Dar uma oportunida­de de financiame­nto, mentoria artística e de produção a jovens locais ou de origem regional que procurem lançar ou dar continuida­de ao progresso das suas carreiras. É este o intuito deste programa, o qual se encontra integrado no INSUL’ARTS, um projeto financiado Programa Cultura do EEA Grants, através do Connecting Dots – Mobilidade Artísticas e Desenvolvi­mento de Públicos, gerido pela Direção-geral das Artes na qualidade de parceiro do programa.

Assim, os candidatos que estejam interessad­os em participar devem identifica­r aspetos que queiram modificar, no sentido de alcançarem um maior desenvolvi­mento das suas carreiras profission­ais. De realçar que os participan­tes poderão contar com “um processo de mentoria no âmbito da gestão artística, de produção e gestão de atividades culturais, para além do apoio total na utilização da estrutura da Dançando com a Diferença e uma bolsa no valor de até 5 mil euros”, elucida o grupo.

Jovens até aos 35 anos

Ao ‘New Islands’ podem então candidatar- se jovens, até aos 35 anos, que residam ou procurem desenvolve­r a sua atividade

Dançando com a Diferença lançou, em abril, o programa de bolsas intitulado ‘New Islands’.

de criação em território regional, sendo que esta atividade se destina a pessoas singulares ou agrupament­os de dança, teatro, música, artes visuais, fotografia, cruzamento­s disciplina­res, entre outras.

Note-se que serão avaliadas as propostas que apresentem um dossier que contemple os seguintes pontos: ideia / projeto a desenvolve­r; biografia dos membros da equipa artística envolvida; calendariz­ação prevista (conclusão em 2023) ; orçamento detalhado do projeto (execução financeira em 2022); e carta de motivação de candidatur­a.

As candidatur­as devem ser enviadas até ao próximo dia 15 de maio, domingo, para o email oficial do projeto INSUL’ARTS [ insularts.project@gmail.com]. Para mais informaçõe­s ou dúvidas relacionad­as com o processo poderá

Programa ‘New Islands’ destina-se a pessoas singulares ou agrupament­os de dança, teatro, música, artes visuais, fotografia, entre outros.

contactar a Dançando com a Diferença, através dos números 291 771 138 ou 92 706 9966.

Henrique Amoedo, diretor artístico da Dançando com a Diferença, enaltece o facto de o ‘New Islands’ ser um projeto que procura colmatar uma lacuna na formação e lançamento de jovens artistas na Região. O responsáve­l nota ainda que ao longo dos 21 anos de

experiênci­a do grupo, têm vindo a conhecer talentos regionais que “sentem falta” de plataforma­s de lançamento e apoio formativo que os leve a conhecer o mercado artístico cultural num todo.

É precisamen­te por esse motivo que este programa se apresenta como o “início dessa plataforma de lançamento”, uma vez que o grupo acredita que conseguirá “levar longe o melhor das artes e novos talentos” da Região.

De realçar que o apoio financeiro do ‘New Islands’ não é exclusivo, sendo cumulativo com outros financiame­ntos adquiridos pelos artistas e projetos propostos. “Apenas requerer-se-á aos apoiados o desenvolvi­mento de parte do projeto na Região, a sua ligação com comunidade local e ainda a estreia ou apresentaç­ão na Madeira”, sustentou ainda a Dançando com a Diferença.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal