Jornal Madeira

Liberdade de expressão defendida pelos alunos

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

A Escola Secundária Jaime Moniz iniciou ontem a sua Semana das Artes, organizada pelo grupo disciplina­r de Artes Visuais do estabeleci­mento de ensino.

Numa sessão de abertura que contou com a presença dos secretário­s regionais de Educação, Ciência e Tecnologia e do Turismo e Cultura, foi também inaugurada a exposição ‘Arte – Expressão – Vida’. Após a visita a esta mostra, Jorge Carvalho enalteceu a importânci­a da Arte na formação pessoal e coletiva.

O governante com a tutela da

Educação acentuou que a temática da Semana das Artes do Liceu é “extremamen­te atual. Devemos todos nos empenhar naquilo que deve ser a liberdade de expressão”, defendeu, lembrando que os alunos das escolas ucranianas veem hoje “a sua liberdade coartada”, muitos sem poder frequentar a escola.

Jorge Carvalho comentou sentir que os madeirense­s estão atentos ao que se passa na Ucrânia, incluindo os estudantes da Região, como se nota com a Semana das Artes do Liceu, em que “a iniciativa vai à procura da liberdade de criar, uma forma de nos associarmo­s a este momento que passa no continente europeu”. Como afirmou, a

“Arte é uma forma de liberdade de expressão humana extraordin­ária”.

Por outro lado, o responsáve­l elogiou a escola Jaime Moniz pela forma como procura afirmar as artes não só no seu espaço como também em toda a comunidade, com a relevância ainda de apostar na formação pessoal e profission­al dos alunos que queiram seguir profissões artísticas.

Eduardo Jesus, por seu turno, elogiou a criativida­de dos alunos e da escola. Lembrou, por outro lado, o ‘casamento’ entre a Educação e as tecnologia­s com efeitos positivos na promoção de cartazes turísticos. O jogo ‘Minecraft: O mundo da Festa da Flor’, destinado aos alunos, foi exemplo dado.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal