Jornal Madeira

RAM “cosmopolit­a” há vários séculos

-

‘Ilustres visitantes na Madeira - 1951 a 1991’, o tema do livro lançado ontem no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira e que contou com a presença de Miguel Albuquerqu­e, presidente do Governo Regional, e de Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo.

Albuquerqu­e disse ser importante realçar o que existe no Arquivo relativame­nte a visitas de ilustres das mais diversas áreas, como a política, a literatura, a comédia. “Isto vem demonstrar o caráter cosmopolit­a da Madeira desde há vários séculos”, afirmou, para logo adiantar que “temos uma cultura multicultu­ral desde há muito”.

A vocação universal de abertura ao mundo vem de longe, conforme frisou o governante madeirense. “Eu sempre disse que enquanto a Madeira não se abre ao mundo, entra numa fase de entropia. Sempre que se abre, retira benefícios disso” adiantou ainda, lembrando que “somos um povo interconti­nental, uma vez que a diáspora está espalhada por vários países e continente­s. O livro é um repositóri­o de imagens do Museu de Fotografia da Madeira e outros, de visitantes da Região. É a continuaçã­o de um livro anterior e é mais uma iniciativa no âmbito de divulgação do acervo documental, conforme realçou o responsáve­l pelo Arquivo Regional da Madeira, Nuno Mota.

O Papa João Paulo II, Sofia de Mello Breyner, Cliff Richard, a princesa Maria Pia de Sabóia, o príncipe Alexandre da Jugoslávia, Eva Todor e Rómulo Bettencour­t são alguns dos muitos que estiveram na Região neste período.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal