Jornal Madeira

Uma morte associada à covid-19 em dez dias

- Por Romina Barreto romina.barreto@jm-madeira.pt

Foi ontem registada a primeira morte do mês de maio associada a complicaçõ­es com a covid-19. O número de óbitos encontrava-se estagnado nos 271 associados à doença viral desde a contagem feita até às 23h59 de dia 1 de maio (domingo).

Quer isto dizer que num espaço de uma semana e meia a Região, de acordo com o boletim de internamen­to veiculado diariament­e pelo SESARAM, EPERAM, não registou mortes. Apenas ontem o indicador alterou-se para o total de 272 óbitos.

Uma tendência que também acompanha o número de hospitaliz­ações, as quais têm vindo a diminuir, variando – seguindo os mesmos documentos oficiais –, entre as três e as duas dezenas de hospitaliz­ações.

Neste momento, de forma precisa, encontram-se internados, na área covid-19, vinte e quatro utentes e um paciente nos cuidados intensivos.

Uma unidade que, refira-se, de apenas há três dias a esta parte é que tem contabiliz­ado hospitaliz­ações. Ainda assim, nunca acima de um.

Se no início de maio, reportando-nos a 1 de maio, os hospitaliz­ados na área dedicada ao SARS-COV-2 ascendiam a trinta e três, já de acordo com o boletim de ontem – cuja contagem foi feita até às 23h59 de segunda-feira –, estes internamen­tos baixaram para vinte e quatro.

De referir que a queda mais significat­iva aconteceu mesmo entre os dois últimos dias, uma vez que na segunda-feira ainda eram trinta e quatro os internados, caindo vertiginos­amente em 24 horas para os vinte e quatro.

Maioria tem mais de 65 anos

Já no que toca às faixas etárias dos vinte e quatro internados na área covid, destacar que quatro deles inserem-se na faixa dos dezoito aos sessenta e cinco anos, vinte destes têm mais de sessenta e cinco anos de idade e não há registo de nenhum menor internado.

Verifica-se que destes vinte e quatro, seis são não vacinados, sete possuem esquema vacinal completo, dez pertencem ao grupo que tem vacinação com reforço e um doente tem vacinação iniciada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal