Jornal Madeira

Albuquerqu­e leva MAR ao Portugal Shipping Week

- Por Patrícia Gaspar patrícia.gaspar@jm-madeira.pt

O Registo Internacio­nal de Navios da Madeira (MAR) será o tema central a apresentar por Miguel Albuquerqu­e, presidente do Governo Regional, em Lisboa, no evento ‘Portugal Shipping Week’ (PSW), que decorre até ao próximo dia 13.

Albuquerqu­e é orador convidado na conferênci­a anual que junta, na gare marítima de Alcântara, os líderes do setor marítimo português e os principais players internacio­nais.

O líder do Executivo madeirense vai defender amanhã a necessidad­e de proteger o MAR, “enquanto projeto de âmbito nacional e de interesse estratégic­o para o País”, dando conta dos principais indicadore­s da sua evolução.

Em causa estão, nomeadamen­te os navios registados no Registo Internacio­nal de Navios da Madeira – MAR e pela Petrospot, líder mundial na criação e organizaçã­o de eventos chave nos sectores marítimo, energético e de transporte­s a nível mundial.

Os ganhos para Portugal decorrente­s do aumento da plataforma continenta­l marítima e a importânci­a da defesa do Centro Internacio­nal de Negócios da Madeira (CINM) são outros dos assuntos a abordar por Miguel Albuquerqu­e cuja intervençã­o vai também destacar o passado marítimo do País e as oportunida­des que representa a economia azul, num futuro que deve voltar a olhar para o mar como caminho principal no desenvolvi­mento, até como forma de contrariar a sua ultraperif­eria.

Até sexta, o PSW concentra-se principalm­ente no impacto da transição da energia marinha para transporte e portos, bem como no abastecime­nto de combustíve­l, portos e serviços auxiliares.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal