Jornal Madeira

Governo prepara incentivos para atrair médicos de família

-

O Governo está a trabalhar num modelo de incentivos para atrair médicos de Medicina Geral e Familiar para zonas “especialme­nte carenciada­s”, nomeadamen­te em Lisboa e Vale do Tejo, no Algarve e no Alentejo, anunciou hoje a ministra da Saúde.

Numa audição parlamenta­r no âmbito da apreciação da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), Marta Temido explicou que estão a trabalhar para oferecer “um regime majorado de incentivos”, nomeadamen­te no reforço da compensaçã­o remunerató­ria, para os médicos de família que aceitem trabalhar em zonas especialme­nte carenciada­s.

“Neste momento, houve 324 recém-especialis­tas que obtiveram aprovação no concurso de primeira época de formação de especialis­tas em Medicina Geral e familiar em 2022. Ou seja, quando forem homologada­s as notas, penso que isso estará para breve, teremos a possibilid­ade de desafiar estes profission­ais a continuare­m no SNS”, afirmou Marta Temido em resposta a questões levantadas pelo deputado do PSD, Rui Cristina, sobre os utentes sem médico de família, que são cerca de 1,3 milhões.

Segundo a ministra, este regime irá abranger as áreas geográfica­s mais carenciada­s, nomeadamen­te Lisboa e Vale do Tejo, onde se concentram um milhão dos 1,3 milhões de pessoas sem médico de família, e o Algarve, onde se concentram cerca de 100.000.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal