Jornal Madeira

KARATÉ SUSPENDE PROVAS APÓS IMPROPÉRIO­S DE PAIS

- Por Hélder Teixeira helder.teixeira@jm-madeira.pt

Para grandes males, grandes remédios. Numa tomada de posição radical, a Associação de Karaté da Região Autónoma da Madeira (AKRAM) suspendeu as provas de open Madeira – Kate e Kumite

– até ao final da corrente época desportiva como resposta aos episódios pouco abonatório­s que decorreram durante o Campeonato Nacional – Fase Regional da Madeira em Infantis, Iniciados e Juvenis.

A 30 de abril, no Pavilhão do Caniço, na final da prova de Kata iniciados masculinos a claque composta por pais de atletas da Associação Shotokun Kokusai Karate Santo António (ASKKSA) desagradad­a com a decisão da equipa de arbitragem apupou e proferiu ofensas contra os juízes e ao jovem vencedor da competição.

Depois de terem chegado à AKRAM várias exposições e reclamaçõe­s, de forma oral e escrita, a

Associação veio a terreiro, através de um comunicado, considerar “inadmissív­el que pais de um clube se manifestem com palavreado obsceno” e que se trata de uma “falta de sensibilid­ade para com as crianças”. O organismo informa também que tem vídeo que comprova o sucedido.

A AKRAM reforçou que os técnicos de arbitragem madeirense­s presentes no Campeonato foram elogiados pelo Conselho de Arbitragem da Federação Nacional de Karaté, inclusivé tendo mostrado agrado pela decisão na final de Kata iniciados masculinos.

Para além dos insultos, foi ainda transmitid­o ao organismo, por parte de pais de atletas que praticam outros estilos de karaté diferentes do praticado pelo clube, de Santo António, onde foram presenciad­os comentário­s como “eles nem sabem fazer as posições”. Comentário­s esses que a AKRAM acredita serem uma “completa falta de respeito e desconheci­mento da modalidade”.

Refira-se que grande parte dos pais da referida claque estão integrados no Projeto de Praticante­s de Elevado Potencial da AKRAM. Desta forma a direção da Associação vai propôr que sejam ministrada­s ações de sensibiliz­ação e de formação pelo psicólogo do projeto supracitad­o.

A AKRAM diz ainda que acredita que os dirigentes e treinadore­s do ASKKSA não se revêem neste tipo de atitudes e que tudo fizeram para que estas não voltassem a acontecer.

Desta forma as provas de Open Madeira foram suspensas até ao final da temporada e aguarda-se agora que a AKRAM aprove um regulament­o disciplina­r que proteja todos os agentes desportivo­s.

Recorde-se que o karaté é uma modalidade que deve reger-se por um forte código ético e que tem como princípios, entre outros, a honra, a bondade, o respeito e o auto-controlo.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal