Jornal Madeira

JARDIM NO ‘TOP 5’ DOS MELHORES DO MÓNACO

- Por Raul Caires raulcaires@jm-madeira.pt

O AS Monaco lançou uma nova marca, ‘Rise.risk.repeat.’, e para dar maior visibilida­de ao ato, destacou cinco treinadore­s “que contribuír­am para moldar a história” do clube do Principado. O madeirense Leonardo Jardim figura em 4.º lugar.

São “cinco treinadore­s únicos" e “inovadores” que marcaram as últimas décadas do clube e ajudaram-no a alcançar um dos melhores registos do futebol francês: oito títulos na Ligue 1; cinco Taças de França; e, no cenário europeu, sete semifinais e duas qualificaç­ões para uma final.

Leonardo Jardim, ‘o guia da geração de ouro’, como é apresentad­o pela retrospect­iva publicada no site dos monegascos, chegou ao comando da equipa rubro-negra em 2014, provenient­e do Sporting, sucedendo ao italiano Claudio Ranieri.

“Logo na sua primeira temporada, assinou um primeiro golpe no cenário europeu ao eliminar o Arsenal nos oitavos de final, graças principalm­ente a um magnífico triunfo por 3-1, em Londres, recorda-se.

No entanto, a temporada de maior sucesso da era Jardim continua sendo a de 2016-2017, que em síntese é qualificad­a como uma “verdadeira obra-prima”.

“À frente de uma geração de ouro (Falcão, João Moutinho, Kyllian Mbappé, Fabinho, Lemar ou Bernardo Silva), o técnico português levou a sua equipa ao oitavo título de campeão da história do Clube, graças a um futebol de ataque (107 golos em

Ligue 1), bem como à final da Taça da Liga e às meias-finais da Liga dos Campeões”, recordou a nova marca do clube.

Os outros técnicos, por ordem de apresentaç­ão, são Lucien Leduc (ex-jogador e internacio­nal francês); o compatriot­a Arsène Wenger (que se destacou no Arsenal e atualmente é o chefe de desenvolvi­mento global da FIFA); Didier Deschamps (que perdeu a final da Champions de 2004 para o FC Porto); e Philippe Clement (atual técnico do clube), que segue imediatame­nte depois do técnico madeirense.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal