Jornal Madeira

Região envia as suas propostas

-

Os três deputados madeirense­s do PSD à Assembleia da República – Patrícia Dantas, Sérgio Marques e Sara Madruga da Costa – estiveram ontem reunidos à hora de almoço com a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamenta­res e com o ministro das Finanças, Ana Catarina Mendes e Fernando Medina, respetivam­ente. A iniciativa partiu dos membros do governo central e visou conhecer as propostas da Madeira para o Orçamento do Estado de 2022, atualmente em apreciação.

Os deputados expuseram algumas propostas e explicaram, em termos de conteúdo, o que significar­iam. “Algumas são mais emblemátic­as e política e financeira­mente mais expressiva­s, outras são mais de pormenor”, diferencio­u a deputada madeirense Patrícia Dantas.

No final do encontro, ficou acertado que os deputados madeirense­s enviariam “algumas das propostas”. Então os parlamenta­res informaram o Governo Regional sobre o resultado da reunião e, horas depois, o secretário regional das Finanças mandou-lhes “19 propostas”.

Nessora, as reivindica­ções foram reencaminh­adas para o ministro das Finanças. “Agora estamos a aguardar a análise da parte deles”, contou Patrícia Dantas.

A partir daqui, o assunto transita para uma reunião a ter lugar entre o primeiro-ministro e o presidente do Governo Regional, que está neste momento “pendente”.

A esta distância, Patrícia Dantas não se compromete com o sentido de voto na votação final global dos três deputados da Madeira, sabendo que na votação na generalida­de os deputados do PSD-M votaram contra a proposta. Dantas garante apenas que o sentido de voto será “alinhado com quem de direito”, e reconhece que a discussão do orçamento é “um processo evolutivo”.

A deputada deixou ainda claro que a discussão com o Governo da República está a ser feita com conhecimen­to do grupo parlamenta­r do PSD.

Entre as propostas da Madeira em cima da mesa estão a extensão da autorizaçã­o das empresas do Centro Internacio­nal de Negócios até ao final de 2023, o imposto especial sobre o rum, as transferên­cias extraordin­árias para compensar as perdas fiscais e as perdas por via da lei de finanças regionais e as garantias do Estado na emissão de dívida.

AP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal