Jornal Madeira

Albuquerqu­e quer estratégia para o MAR fora da “gaveta”

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

Miguel Albuquerqu­e, presidente do Governo Regional, voltou ontem a insistir na necessidad­e de o País apostar com determinaç­ão na economia azul.

“A estratégia nacional para o MAR 2021/2030 dever sair do fundo das gravetas burocrátic­as e deve ser difundida e explicada de forma inteligent­e aos Portuguese­s. É este o recurso natural mais valioso e importante para o futuro do País”, vincou o chefe do Executivo madeirense, manifestan­do-se “convicto de que a comprovada competênci­a nacional para atuar e crescer nesta área não será obstruída pela conhecida tendência de algumas forças nacionais que remam sempre contra o sucesso”.

Miguel Albuquerqu­e foi o orador convidado do ‘Portugal Shipping Week 2022”, evento que reúne, até amanhã, os líderes do setor marítimo português e os principais players internacio­nais, na Gare Marítima de Alcântara.

O governante aproveitou a ocasião para dar conta do potencial do Registo Internacio­nal de Navios da Madeira (MAR), um dos maiores da Europa e responsáve­l pelo aumento do peso internacio­nal de Portugal.

“O MAR cresceu cresceu mais de 800%, desde 2013, em termos de tonelagem e de navios registados. No nosso Registo, há mais de 853 embarcaçõe­s registadas. A tonelagem de arqueação bruta ascende a quase 20 milhões de toneladas. Um valor impression­ante”, referiu.

Em Lisboa, Albuquerqu­e defendeu mais apoio às piscicultu­ras nacionais em mar aberto, investimen­to na modernizaç­ão, requalific­ação e logística dos portos, no continente e nas ilhas, e ajudas para permitir que os armadores possam capitaliza­r a internacio­nalização das suas operações.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal