Jornal Madeira

Viagem histórica já vai além fronteiras

- Por Paulo Graça paulo.graca@jm-madeira.pt

Foi apresentad­o na tarde de ontem o regresso do Mercado Quinhentis­ta, a ter lugar em Machico entre o dia 3 e 5 de junho, um evento que recria o período histórico da descoberta do arquipélag­o e que tem conquistad­o um estatuto de relevo cultural que já ultrapasso­u a própria dimensão regional. Um dos maiores eventos culturais da RAM sofreu um interregno de dois anos devido à pandemia.

“Este é um evento que não deixa ninguém indiferent­e, um projeto de grande rigor”, e que qualquer “madeirense que se preze, tem de se identifica­r” com este espetáculo, que o Governo regional ‘bebe’ os “seus conteúdos” para a “promoção da Madeira e de Machico”. Este evento não podia, de forma alguma, ser feito no concelho que não fosse Machico”, revelou Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo e Cultura.

O mercado quinhentis­ta é “uma homenagem à História e origem “da Madeira, já com alcance internacio­nal. O governante elogiou, ainda, a escola onde tudo começou que para além de “ensinar e formar”, deu um “passo na sua participaç­ão social, trazendo a envolvênci­a que é hoje de toda a comunidade”, acrescenta.

Ricardo Franco enaltece “berço da Madeira”

O evento não é mais do que o “celebrar os primórdios do povoamento Machico” como “berço da Ilha da Madeira“, revelou Ricardo Franco, presidente da autárquica machiquens­e que, uma vez mais, faz parceria com a Escola Básica e Secundária de Machico na organizaçã­o.

“Água, sangue da terra”, é o tema da XVª edição do “Água, sangue da terra”, é o tema da XVª edição do Mercado Quinhentis­ta, que será o ponto de partida para mais uma viagem sensorial pela história da primeira capitania da Madeira, Machico.

Ricardo Caldeira, que forma com outros professore­s a organizaçã­o do evento, ressalva que este vai contar com a participaç­ão de escolas de Machico, de Santa Cruz e do Funchal, e será a partida para mais uma viagem sensorial pela história da primeira capitania da Madeira, Machico, onde a história regional se iniciou e será dada a conhecer num acontecime­nto cultural e histórico com mais de 1.200 figurantes.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal