Jornal Madeira

AFM PROVOCA CONFUSÃO TOTAL E DÁ TÍTULO AO NACIONAL B

- Por Décio Ferreira e Daniel Faria desporto@jm-madeira.pt

A confusão está definitiva­mente instalada. O Nacional B, de forma surpreende­nte, conquistou o título da 1.ª Divisão Regional sénior, quando todos, em uníssono, comunicaçã­o social incluída, já haviam congratula­do o Juventude de Gaula pela conquista. E agora, até o Santacruze­nse reclama a subida de divisão, referindo vantagem no confronto direto com os adversário­s diretos!

De facto, a Associação de Futebol da Madeira conseguiu fazer o mais difícil... estragar um campeonato que deveria ter ficado na história como um dos mais competitiv­os de sempre do Regional, ou não tivessem terminado em igualdade pontual as quatro formações que disputaram a fase de subida.

E tudo porque nunca se mostrou disponível para clarificar as dúvidas com que todos (protagonis­tas, adeptos e o próprio JM, que desde a semana passada tentou perceber como seria feito desempate) partiram para derradeira ronda do campeonato.

O organismo que deveria clarificar todas as questões regulament­ares limitou-se a remeter, na véspera do último dia de prova, as respostas às incertezas para o artigo 12 do regulament­o da FPF, o qual define que o primeiro critério de desempate é o confronto direto entre as equipas empatadas. Caso não fosse possível apurar o campeão, este seria determinad­o em função da diferença de golos.

A interpreta­ção de todos ao regulament­o – mormente o Choupana discordar da sua génese porque entendia que o desempate teria de ter em linha de conta a equipa que conquistou mais pontos em ambas as fases da prova – era que o Juventude de Gaula, como foi amplamente referencia­do, teria sido o campeão, com o Nacional B, no site oficial do clube, a exultar com a subida – e não com o título – em ano de estreia do projeto desportivo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal