Jornal Madeira

SESARAM contratou 623 enfermeiro­s em 10 anos

- Por Marco Milho mmilho@jm-madeira.pt

O Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM) contratou 623 enfermeiro­s na última década, adiantou ontem o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, que reforçou ainda que o desemprego nesta classe profission­al na Região é nulo.

Falando aos jornalista­s à margem da cerimónia alusiva ao Dia Internacio­nal do Enfermeiro, Pedro Ramos admitiu que a Região “precisa de [mais] enfermeiro­s, médicos e técnicos superiores de diagnóstic­o e terapêutic­a”, mas frisou que, no caso dos profission­ais de enfermagem, “não há desemprego na Região Autónoma da Madeira”.

O governante salientou que “nos últimos 10 anos foram contratual­izados 623 enfermeiro­s” pelo SESARAM, que atualmente emprega 1.983 profission­ais desta classe. Cerca de 80% dos enfermeiro­s trabalha exclusivam­ente no Serviço de Saúde da Madeira, indicou Pedro Ramos, consideran­do que, com esta percentage­m, “o sucesso do SESARAM será uma realidade no futuro”.

De qualquer forma, disse, a Madeira tem evidenciad­o “uma atitude diferente” em comparação com outros sistemas no que diz respeito à valorizaçã­o da carreira dos enfermeiro­s.

“Desde 2019 que se faz descongela­mento das carreiras, que se vai ao encontro das suas remuneraçõ­es, das suas promoções”, lembrou, salientand­o que o Governo Regional fez “um investimen­to que atingiu 25 milhões de euros só para regulariza­r a carreira profission­al” dos enfermeiro­s.

Pedro Ramos destacou ainda a importânci­a dos enfermeiro­s, “muito mais evidente na situação de exceção” da pandemia de covid-19, tendo sido responsáve­is pela testagem, vacinação, organizaçã­o e planificaç­ão.

“Foi um trabalho digno, resultado da sua formação, diferencia­ção, dedicação e entrega à causa”, disse.

Também o enfermeiro diretor do SESARAM, José Manuel Ornelas, realçou a necessidad­e de valorizar a profissão, sublinhand­o o “grande esforço” feito na Madeira para o descongela­mento das carreiras.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal