Jornal Madeira

Madeira não tem abandono escolar

- Por Romina Barreto romina.barreto@jm-madeira.pt

“Não temos, na Região, abandono escolar”. A declaração foi proferida pelo secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, que ontem marcou presença na entrega de prémios de mérito, que decorreu na Escola Secundária de Machico.

“As nossas taxas de retenção são muito reduzidas e isso permite que possamos ter hoje bons níveis de conclusão do ensino secundário”, alvitrou.

Só no caso dos estudantes do 12.º ano, 87% dos alunos madeirense­s que se candidatar­am ao ensino superior ingressara­m nas universida­des. Algo que demonstra a qualidade formativa, agradecend­o “àqueles que traçam um projeto para a sua vida académica perspetiva­ndo a concretiza­ção em termos profission­ais”.

Além de felicitar todos aqueles que são reconhecid­os pelo seu desempenho, que não é apenas académico, o governante referiu que os indicadore­s obtidos são ainda fruto “de um conjunto de critérios que vão mais além do que apenas e tão só o resultado dos testes naquilo que são as avaliações dos respetivos alunos”, averbou, acrescenta­do que se reporta a alunos exemplares na comunidade escolar.

Secretário diz que os jovens estão empenhados em ter mais formação.

Isto porque, “associado ao mérito académico, está também a assiduidad­e, a solidaried­ade, a cidadania”, o que agrada à Secretaria Regional de Educação por constatar este empenho.

Os prémios entregues, que se referem ao ano letivo 2020/21, ganham mais ênfase dado ter sido “um ano ainda de grandes desafios”. Daí este reconhecim­ento ter um sabor mais especial e que é extensível aos educadores, cujo desempenho e dedicação enalteceu em prol das aprendizag­ens à distância.

Aprendizag­ens tecnológic­as

A empresa NOS Madeira, com representa­nte no evento, foi também um ator fundamenta­l para que o sucesso se destacasse num contexto pandémico. Foi também nesse sentido que o secretário falou, valorizand­o ainda o desempenho da escola de Machico nesse processo.

Transição digital

Na ocasião, aproveitou para anunciar que “no próximo ano letivo todos os alunos da Região, do 5.º ao 8.º anos, estarão já integrados neste processo de transição digital utilizando apenas os manuais digitais”. “Teremos alguns alunos, de algumas escolas, nomeadamen­te dos concelhos da Ribeira Brava, Calheta e Ponta do Sol, e é nessa perspetiva que vamos iniciar uma experiênci­a piloto” para alunos do 10.º uma vez que a partir do próximo ano os alunos “que concluem o 9.º ano trazem já no seu trajeto a sua experiênci­a no digital”. Logo aí, sustentou, “as escolas têm de estar preparadas para dar essa resposta”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal