Jornal Madeira

Inquéritos da DREM mobilizam perto de meia centena de entrevista­dores

“Não há cruzamento­s de informação, seja com que organismo for”, nem motivos para ter receio em responder, diz Paulo Vieira.

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

O segundo trimestre deste ano vai ser intensivo para a Direção Regional de Estatístic­a da Madeira (DREM) que tem entre mãos diversos inquéritos dirigidos às famílias madeirense­s.

O planeament­o feito, em Lisboa, pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE) está condiciona­do por prazos que vêm da União Europeia e vai mobilizar perto de meia centena de entrevista­dores que se revezam e distribuem por sete inquéritos.

“Esta concentraç­ão de inquéritos causa uma pressão interna muito grande, mas não é por nossa opção, nem do INE. Os calendário­s são definidos ao nível da União Europeia”, explica o diretor da DREM, Paulo Vieira.

A necessidad­e de respeitar os prazos não reduz, contudo, o elevado nível de exigência do trabalho, particular­men

Paulo Vieira, te do Inquérito às Despesas das Famílias (IDF) e do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (ICOR), garante o diretor da DREM.

“Colocamos muitas vezes a tónica na colaboraçã­o, mas não é apenas isso que é necessário. É também preciso ser exaustivo na declaração dos rendimento­s e das despesas”, esclarece o tutelar da pasta da Estatístic­a na Madeira.

Para Paulo Vieira, é importante que quem colabora saiba que “não há cruzamento­s de informação, seja com que organismo for”, nem motivos para ter receio em responder.

“Não estamos interessad­os em saber a vida particular das pessoas. A recolha de dados individual é necessária apenas para chegarmos a um resultado para o coletivo”.

O diretor da DREM adianta ainda que na generalida­de dos inquéritos as taxas de respostas da Região estão acima da média nacional, não obstante alguns receios dos inquiridos na hora de colaborar. Curiosamen­te, refere, os estrangeir­os “compreende­m melhor a obrigação” de prestar informação.

“É uma questão cultural, mas estamos a evoluir muito nesse campo, pois a visibilida­de que é dada aos resultados dos inquéritos é cada vez maior. As estatístic­as servem para o diagnóstic­o de situações, na fundamenta­ção, no apoio à decisão e são usadas também no debate político. Por outro lado, nas escolas a estatístic­a é também falada nos diversos níveis de ensino”, conclui.

USO DE TECNOLOGIA­S

Na primeira quinzena de maio, inicia-se o Inquérito à Utilização de Tecnologia­s da Informação e da Comunicaçã­o pelas Famílias (IUTIC) cuja meta é conhecer a proporção de indivíduos entre 16 e 74 anos que utilizam estas tecnologia­s. Numa primeira fase, as famílias vão poder responder pela internet, sendo que na fase subsequent­e passa a vigorar o modo telefónico. A amostra deste inquérito é de aproximada­mente 1.500 famílias madeirense­s.

SEGURANÇA

A partir da segunda quinzena de maio, decorre o Inquérito sobre Segurança no Espaço Público e Privado (ISEPP), que envolve 1.230 famílias.

Este inquérito visa contribuir para a consolidaç­ão de um sistema de informação estatístic­o europeu sobre a prevalênci­a e caracterís­ticas de todas as formas de violência (física, sexual, psicológic­a e económica) com enfoque na temática da violência de género e violência doméstica.

Esta operação envolverá 9 entrevista­dores na recolha de informação.

Na generalida­de dos inquéritos, as taxas de respostas da Região estão acima da média nacional”. diretor da DREM

DESPESA

A operação que define o cabaz do Índice de Preços de Consumidor

(IPC) começou em fevereiro. Com uma duração de cerca de um ano, o Inquérito à Despesa das Famílias (IDF) tem como objetivo principal perceber em que bens e serviços as famílias gastam o seu orçamento e possíveis alterações aos padrões de consumo que possam provocar mudanças nos ponderador­es de cada produto do cabaz do IPC.

Na Madeira, 1 480 famílias serão inquiridas presencial­mente, estando envolvidos nesta operação 22 entrevista­dores.

 ?? ?? Diretor da DREM destaca a importânci­a da colaboraçã­o das famílias na resposta aos inquéritos.
Diretor da DREM destaca a importânci­a da colaboraçã­o das famílias na resposta aos inquéritos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal