Jornal Madeira

JUDO E GINÁSTICA FOMENTAM DISCIPLINA E AUTOCONHEC­IMENTO

Desde tenra idade, os jovens dos mais variados estabeleci­mentos de ensino da Região têm a oportunida­de de começar já a absorver valores como a disciplina e o autoconhec­imento, através da prática desportiva, nomeadamen­te do judo e atividades gímnicas.

- Por Daniel Faria danielfari­a@jm-madeira.pt

A festa do Desporto Escolar continua e o JM tem acompanhad­o algumas modalidade­s no terreno. Ontem, foi a vez do judo e da ginástica rítmica e expressiva, com a reportagem do JM a acompanhar um pouco das atividades que se desenrolar­am no Centro Comercial La Vie, no Funchal.

Nesse sentido, foi possível depreender que através da prática destas duas modalidade­s, os alunos absorvem valores como a disciplina e ainda o autoconhec­imento, começando a ter alguma noção das suas ‘estruturas internas’, trabalhand­o assim a questão de saberem quem são realmente e o que querem, seja no desporto, como na vida em geral.

Esses benefícios foram elencados tanto pela responsáve­l pelo judo, Sandra Godinho, bem como pela representa­nte da modalidade de ginástica rítmica e expressiva do núcleo da Escola Gonçalves Zarco, Daniela Nunes.

De resto, as atividades decorreram sobre o fair-play e com a azáfama carateríst­ica destas idades, que aplicaram afinco e entusiasmo na prática desportiva, conferindo uma dinâmica diferente ao centro comercial.

De realçar que o judo movimenta meia centena de atletas, enquanto a atividade gímnica reuniu um grupo de 22 alunos, a cargo de Daniela Nunes.

De resto, ontem, decorreu o atletismo adaptado em Câmara de Lobos; andebol no Pavilhão do Funchal, basquetebo­l no Pavilhão do CAB e ainda voleibol em três pavilhões: na Levada, Gonçalves Zarco e Salesianos.

A coordenado­ra do judo, Sandra Godinho, faz um balanço positivo das atividades, notando que “os jovens estavam sedentos por competição fora da escola”.

A responsáve­l elogiou ainda “as condições proporcion­adas” pelo La Vie, referindo que “as crianças estão muito entusiasma­das”, visto que “estiveram muito tempo sem estas atividades”.

Na visão de Sandra Godinho, o judo é “uma modalidade muito técnica”, mas consegue “controlar a agressivid­ade” em alunos mais agressivos, dando também “mais autoestima” aos mais “inseguros”.

Ao nível de resultados, a equipa ‘Torre A’ venceu em infantis/ iniciados o troféu técnico, enquanto a ‘Ângelo Augusto da Silva 1’ venceu em juvenis/juniores. Em provas de combate, a 'Ângelo Augusto da Silva’ venceu em juvenis, enquanto a ‘Campanário C’ venceu em infantis.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal