Jornal Madeira

apetes orais renovados na laca Central

- Por Carla Sousa carlasousa@jm-madeira.pt

Os tapetes florais constituem uma parte integrante e imprescind­ível da Festa da Flor, um cartaz único da nossa terra que se iniciou no passado dia 5 e que se prolonga até ao próximo dia 29 de maio.

Apesar da sua beleza incontestá­vel, as flores não são perpétuas e não permanecem no seu esplendor eternament­e, pelo que há sempre o cuidado de regar, cuidar e também, a determinad­a altura, substituir.

De cinco em cinco dias, os tapetes que dão cor e vida à Placa Central da Avenida Arriaga são renovados e ontem esta azáfama contou com o olhar atento dos muitos turistas que, embevecido­s pela beleza das flores, e de máquinas em punho, tentavam, a todo o custo, acompanhar esta arte de florir as ruas de forma única, milimetric­amente pensada e criteriosa­mente estudada.

Uma arte que todos os anos conta com a colaboraçã­o de centenas de pessoas ligadas a entidades de vários concelhos da Região Autónoma da Madeira. Ontem, esta proeza foi levada a cabo pela Associação Cultural e Recreativa da Camacha, assim como, ao longo de toda a quadra, da Casa do Povo da Fajã da Ovelha, na Calheta, Associação Refúgio da Freira, em Câmara de Lobos, Casa do Povo do Campanário, na Ribeira Brava, Parque Temático da Madeira, em Santana e Associação Grupo Romarias e Tradições, em Santa Cruz.

Além da Placa Central, também no Largo do Corpo Santo, na Zona Velha da Cidade, é possível apreciar esta obra-prima que teve origem na decoração das procissões religiosas e que até hoje prolifera em toda a ilha.

Graças à sua incontestá­vel beleza e minúcia, os tapetes de flores passaram a estar patentes nas ruas do Funchal por ocasião deste evento, constituin­do um grande contributo para as decorações citadinas, cuja construção criteriosa é partilhada e admirada pelos residentes e milhares de visitantes.

De referir igualmente o Mercado das Flores, na Placa Central da Avenida Arriaga, que dá a conhecer ao público as inúmeras espécies florais e decorativa­s existentes na Madeira. Um espaço onde as flores podem ser adquiridas num ambiente pitoresco e tradiciona­l. Além destas, os sabores regionais estão igualmente presentes através da gastronomi­a local e bebidas típicas.

Até ao final do mês, a animação conta com a atuação de vários grupos folclórico­s bem como dos vários elementos que integraram o Cortejo Alegórico da Festa da Flor.

 ?? ?? Turistas também apreciaram a arte do bem fazer os tapetes florais.
Turistas também apreciaram a arte do bem fazer os tapetes florais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal