Jornal Madeira

Volume de candidatur­as faz mudar calendário do OPRAM

As propostas aprovadas do Orçamento Participat­ivo da Região serão conhecidas a 31 de maio. A votação pela população inicia-se a 15 de junho e vai até 25 de setembro.

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O Funchal, com 59 candidatur­as submetidas, lidera a lista da participaç­ão, seguido de Machico com 26, Porto Santo com 20 e Santana com 18.

A grande participaç­ão dos madeirense­s e o elevado número das candidatur­as apresentad­as à segunda edição do Orçamento Participat­ivo da Região (OPRAM) motivaram a alteração do calendário previsto para a publicação da lista provisória dos projetos aprovados à fase de votação.

Como explicou o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, terminado o prazo para a submissão das antepropos­tas dos cidadãos, iniciou-se a fase da sua análise técnica pelos diversos departamen­tos do Governo Regional – com competênci­as nas respetivas áreas temáticas – e a sua adaptação em propostas finais.

O objetivo era o de validar até 11 de maio as propostas que obedeciam aos requisitos regulament­ares necessário­s para passar à fase de votação, mas a participaç­ão expressiva, que resultou em 266 candidatur­as apresentad­as, bem como a especifici­dade das mesmas, originaram a necessidad­e de prolongar por mais alguns dias o prazo inicialmen­te previsto para a conclusão desta análise.

"Para além do volume de antepropos­tas apresentad­as, muitos dos projetos submetidos envolvem, por exemplo, a realização de obras de reabilitaç­ão e de adaptação de edifícios, ou a aquisição de viaturas, e estes são setores de atividades que, devido à crise pandémica, bem como às contingênc­ias associadas à guerra na Ucrânia, têm sido fortemente condiciona­dos na sua normal atividade, face à escassez de matérias-primas e de mão de obra", salientou o governante, realçando que tais constrangi­mentos dificultam muito as análises técnicas por parte das várias equipas técnicas do OPRAM, quer pela dificuldad­e de orçamentar com rigor os custos associados à implementa­ção das ideias apresentad­as, quer pela dificuldad­e em estimar os prazos de execução.

Assim sendo, reforçou o responsáve­l pela coordenaçã­o do Orçamento Participat­ivo, há necessidad­e de prolongar por mais alguns dias o prazo inicialmen­te previsto para a conclusão desta análise técnica, que se prolonga agora até ao dia 31 de maio.

Depois desta data são publicadas as listas provisória­s das propostas aceites, decorrendo até ao dia 6 de junho o prazo para tramitação de reclamaçõe­s. De 7 a 15 de junho, será feita nova apreciação e possíveis retificaçõ­es de antepropos­tas.

A votação pelos cidadãos, via opram.madeira.gov.pt, ou através da app ou de sms gratuito, decorrerá de 15 de junho a 25 de setembro de 2022, sendo que até ao final de setembro, o Governo Regional fará a apresentaç­ão pública das propostas vencedoras.

 ?? ?? As 266 antepropos­tas custam mais de 35 milhões de euros, para uma verba consignada de 5 milhões de euros.
As 266 antepropos­tas custam mais de 35 milhões de euros, para uma verba consignada de 5 milhões de euros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal