Jornal Madeira

CP “é a fronteira de Portugal com a Venezuela”

- Por Sérgio Ferreira* redacao@jm-madeira.pt

O périplo de Paulo Cafôfo pela Venezuela teve ontem por epicentro o Centro Português, em Caracas, e para o governante, este clube “é a fronteira de Portugal com a Venezuela”.

Dirigindo-se aos presentes no encontro, o secretário de Estado das Comunidade­s Portuguesa­s qualificou o CP como “um grande símbolo da nossa fraternida­de luso-venezuelan­a”, tendo ainda confessado que se sente “em casa neste país” que alberga uma importante comunidade portuguesa.

“É uma comunidade muito dinâmica, para além da enorme comunidade madeirense”, acrescento­u, observando que “a atmosfera dos portuguese­s e venezuelan­os é muito harmoniosa”.

Paulo Cafôfo recordou depois que a sua primeira viagem fora da Europa no cargo que agora desempenha é precisamen­te a Venezuela, e fez votos para os objetivos das visitas, que visam dar a “conhecer os traços das nossas comunidade­s portuguesa­s no mundo”, possam “encontrar a participaç­ão dos portuguese­s em todas as áreas da sociedade”.

Em jeito de balanço à visita iniciada na passada quinta-feira, o governante disse ter encontrado “empresário­s que contribuír­am para o desenvolvi­mento do país” e com “espírito de solidaried­ade”.

“Temos os olhos postos na Venezuela e temos mãos para os portuguese­s e luso-descendent­es”, disse depois, lembrando que o Governo português quer continuar a apoiar os

“cidadãos mais necessitad­os”.

“São exemplos”

Antes deste encontro, Paulo Cafôfo visitou as aulas da língua de Camões que são ministrada­s no Centro Português e ficou encantado com que testemunho­u: “São exemplos de como a cultura portuguesa deve ser divulgada”, afirmou.

O governante começou por “agradecer a todas as pessoas que ensinam a língua portuguesa” num trabalho fundamenta­l para que a mesma “continue a ser falada longe de Portugal”.

“Estou grato por estar nesta sala porque para mim é a língua mais bela do mundo, como disse José Saramago”, acrescento­u, depois ser acolhido por pelos alunos, muitos deles de tenra idade, e que fizeram questão de agradecer a sua presença, e também sublinhar o seu “prazer em aprender a língua dos seus pais e avós”.

*serviço especial 'Notícias da Diáspora'

 ?? ?? Paulo Cafôfo dedicou ontem grande visita ao Centro em Caracas.
Paulo Cafôfo dedicou ontem grande visita ao Centro em Caracas.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal