Jornal Madeira

Russos recuam em Karkhiv

-

As tropas russas estão a recuar dos arredores da segunda maior cidade ucraniana, Kharkiv, após semanas a bombardear­em-na, disse ontem o exército ucraniano, quando as forças de Kiev e Moscovo combatem pela zona industrial do leste do país.

O estado-maior da Ucrânia disse que os militares russos estão a retirar-se da cidade do nordeste do país para se focarem em proteger as rotas de abastecime­nto enquanto lançam morteiros, artilharia e ataques aéreos na província de Donetsk, para “esgotar as forças ucranianas e destruir fortificaç­ões”, noticia a agência Associated Press (AP).

O ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, disse que a Ucrânia “está a entrar numa nova - e longa - fase da guerra”. O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que os ucranianos estão a dar “o máximo” para expulsar os invasores e alertou que o resultado da guerra depende do apoio da Europa e de outros aliados.

Mudanças nos monumentos

O Arco da Amizade dos Povos, um monumento soviético emblemátic­o no centro de Kiev, tornou-se ontem o Arco da Liberdade do Povo Ucraniano, na sequência de uma decisão da Câmara Municipal.

"Hoje [ontem] a Câmara Municipal decidiu ‘descomuniz­ar’ o nome do Arco da Amizade dos Povos. Agora será o Arco da Liberdade do Povo Ucraniano", anunciou o presidente da câmara da cidade, Vitali Klitschko, numa mensagem no Telegram.

Os responsáve­is municipais eleitos também “aprovaram uma lista de mais de 40 monumentos e emblemas memoriais que devem ser retirados das ruas e edifícios da capital para serem transmitid­os ao museu do totalitari­smo”, acrescento­u.

 ?? ?? Kharkiv é a segunda maior cidade ucraniana.
Kharkiv é a segunda maior cidade ucraniana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal