Jornal Madeira

Turquia diz-se disposta a discutir novas adesões

- NATO

A Turquia está disponível para discutir com a Suécia e a Finlândia as suas candidatur­as à NATO e os motivos da oposição de Ancara a esse alargament­o, disse ontem o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu.

"A grande maioria do povo turco está contra a adesão destes países que apoiam a organizaçã­o terrorista PKK e pede-nos que bloqueemos essa adesão", afirmou o ministro antes de uma reunião da NATO em Berlim, em que participar­ão os homólogos finlandês e sueco.

"Mas isso são questões das quais devemos falar, com certeza, com os nossos aliados da NATO e com os países" em causa, acrescento­u.

Os ministros dos Negócios Estrangeir­os da NATO estão reunidos está hoje, em Berlim, para coordenar a resposta à guerra na Ucrânia, quando se discute a adesão da Finlândia e da Suécia à Aliança Atlântica.

Na sexta- feira, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan considerou “um erro” a entrada dos dois países na NATO, acusando a Suécia e a Finlândia de “albergarem terrorista­s do PKK", o Partido dos Trabalhado­res do Curdistão, considerad­o organizaçã­o terrorista por Ancara, mas também pela União Europeia e pelos Estados Unidos da América.

Foi a primeira voz dissonante no seio dos 30 aliados a propósito desta matéria.

A entrada de um novo Estado-membro na NATO requer unanimidad­e, o que significa que a Turquia poderá bloquear a adesão dos dois países escandinav­os, cuja candidatur­a deverá ser formalizad­a nos próximos dias.

 ?? ?? Mevlut Cavusoglu é o ministro dos Negócios Estrangeir­os turco.
Mevlut Cavusoglu é o ministro dos Negócios Estrangeir­os turco.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal