Jornal Madeira

Ucrânia vence Eurovisão e Portugal fica em 9.º

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Acultura ucraniana está viva. Isso mesmo dizia, ontem, à imprensa internacio­nal, Oleg Psyuk, o líder da banda Kalush Orchestra. Algumas horas depois, a sua canção ‘Stefania’, em representa­ção da Ucrânia, sagrava-se vencedora da 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, confirmand­o com 631 pontos o favoritism­o das últimas semanas em que as cores azul e amarelo não deixaram de encabeçar a tabela das casas de apostas.

A grande final da Eurovisão, o maior certame musical com transmissã­o televisiva do mundo, decorreu este sábado no Pala Alpitour, em Turim, Itália, com 25 países em competição pelo troféu que Portugal venceu por uma única vez em 2017, graças à canção ‘Amar Pelos Dois’ interpreta­da por Salvador Sobral em Kiev.

Os ucranianos Kalush Orchestra receberam o prémio, sucedendo à banda italiana Måneskin, que venceu a edição de 2021, nos Países Baixos, com a canção ‘Zitti e Buoni’, o que fez com que o festival de 2022 fosse acolhido pela Itália.

Desconhece-se, por agora, quais serão os moldes da edição de 2023 do Festival Eurovisão da Canção, sendo que tal deverá ser abordado nos próximos dias entre o país vencedor e a União Europeia de Radiodifus­ão, organizado­ra do festival.

Terceira vitória desde a estreia

Esta é a terceira vitória da Ucrânia na Eurovisão desde a sua estreia, após ter triunfado pela primeira vez em 2004 com ‘Wild Dances’ de Ruslana, e mais recentemen­te, em 2016, com ‘1944’, de Jamala.

Esta última, que antecedeu a vitória de Salvador Sobral, trata-se de uma canção sobre a deportação dos tártaros da Crimeia que a artista, ela própria uma refugiada de guerra nos dias que correm, foi convidada por vários países a interpreta­r ao vivo durante esta temporada eurovisiva.

Saudade, Saudade fica em 9.º

A jovem cantora MARO, que em março venceu o Festival da Canção, defendeu a bandeira de Portugal ao interpreta­r em ‘Saudade, Saudade’ acompanhad­a em palco por um coro feminino que integrou Beatriz Fonseca, Beatriz Pessoa, Carolina Leite, Diana Castro e Milhanas.

A representa­nte portuguesa obteve 207 pontos, colocando-se no 9.º lugar da tabela dos 25 países finalistas.

A completar o ‘top5’ desta edição do festival ficou o Reino Unido no segundo lugar, seguindo-se Espanha, Suécia e Sérvia.

 ?? ?? ‘Stefania’, dos Kalush Orchestra, sucede a ‘Zitti e Buoni’ dos italianos Maneskin.
‘Stefania’, dos Kalush Orchestra, sucede a ‘Zitti e Buoni’ dos italianos Maneskin.
 ?? ?? Maro foi a terceira a pisar o palco para cantar ‘Saudade, Saudade’
Maro foi a terceira a pisar o palco para cantar ‘Saudade, Saudade’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal