Jornal Madeira

Câmaras aptas mas com manutenção

-

Susana Prada vê com bons olhos o projeto do grupo parlamenta­r do PSD, vincando não se tratar de uma iniciativa a partir da Quinta Vigia, pelo que não poderia entrar em grandes especifica­ções.

Ainda assim, ao JM, a secretária regional do Ambiente exaltou ser um diploma que “traz como maior novidade permitir abrir aos municípios a possibilid­ade de que eles próprios possam criar percursos recomendad­os”. Passará, “por uma análise por parte a equipa técnica do Instituto de Florestas e Conservaçã­o da Natureza”. Portanto, “a análise da viabilidad­e e da segurança desse percurso será do IFCN e, depois, garantidas as condições de segurança, torna-se num novo percurso recomendad­o e que será mantido pelos municípios que os propuseram”, esclarece Susana Prada. Os percursos já recomendad­os à data da entrada em vigor, à parte da localizaçã­o, mantêm-se sob a alçada do IFCN que, para além do diploma, poderá continuar a abrir outros.

das de áreas florestais, municípios e juntas de freguesia possam também, no quadro da sua autonomia, aportar e propor a criação de novos percursos pedestres", especifico­u.

Quando em prática, ninguém vai ‘herdar’ nada e não se introduzir­á neste ‘trilho’ caso não tenha interesse ou solidez financeira para abraçar o projeto. Porque tudo isto, acarreta, então, custos para os municípios, que ao concretiza­rem esta entrada no projeto, serão, também responsáve­is por essa requalific­ação e manutenção e o diploma não alude a qualquer acompanham­ento de envelope financeiro nessa assunção de competênci­as que, frise-se, será opcional e voluntária.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal