Jornal Madeira

Há 100 quilómetro­s de trilhos para recuperar na Ribeira Brava

- Por David Spranger davidspang­er@jm-madeira.pt

33

No concelho da Ribeira Brava existem cerca de 100 quilómetro­s, em trilhos e veredas, potenciais de entrarem no estatuto de percursos recomendad­os. “Estão referencia­dos, porque anteriorme­nte já fizemos esse estudo. Mas só posso dizer que reúnem condições quando estiverem capazes e capacitado­s para que as pessoas os possam percorrer em segurança. Há, pois, que pensar na requalific­ação e na manutenção, que custa dinheiro”, refere Ricardo Nascimento ao JM, a propósito do diploma do grupo parlamenta­r do PSD, que sendo da maioria irá ser aprovado, projetando que as autarquias possam entrar neste ‘nicho’.

Na Ribeira Brava, assegura o presidente da autarquia, “só entraremos por aí se tivermos capacidade financeira”, acentuando que terá de “existir bom senso nestas decisões”.

Numa visão mais global, Ricardo Nascimento diz que a legislação a resultar do diploma será “uma forma também de dar algum poder às autarquias, essa possibilid­ade de indicar ou escolher algum percurso pedestre, de interesse”, com essa ressalva de que “para considerar que está em condições de circular, é preciso requalific­ar e manter”

O presidente da Câmara lembra que “em tempos, ainda fizemos uma candidatur­a a uma linha comunitári­a para requalific­ação de trilhos, alguns de excelência até para o BTT, e veredas, mas não conseguimo­s que fosse aprovada”, desconhece­ndo se no futuro esse mecanismo poderá ser acionado. E reconhece que “temos alguns que para nós seriam de grande interesse que estivessem entre os recomendad­os” deixando indícios de que aderiria caso essa acrescida competênci­a fosse acompanhad­a de financiame­nto.

PERCURSOS Nesta altura a Região tem 33 percursos pedestres recomendad­os mas há muitos mais potenciais a engrossar a lista.

A Região tem agora 33 percursos pedestres recomendad­os, mas muitos outros reúnem carateríst­icas para tal, o que não significa deterem, para já, de condições que preencham esses requisitos, mormente de segurança e limpeza.

Indo ao encontro do reconhecim­ento que há ainda muito por explorar, e também porque os municípios vêm fazendo sentir que pretenderi­am ter voz ativa nesta matéria, o grupo parlamenta­r do PSD elaborou, então, um projeto de resolução, com entrada na Assembleia Regional, em que seria dada "às câmaras, juntas, entidades gestoras de levadas e a outros privados, a possibilid­ade de também eles acrescenta­rem valor à sua economia local", consoante relevou na ocasião o deputado Nuno Maciel. "O que queremos é que entidades gestoras de levadas, entidades priva

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal