Jornal Madeira

Poesia do olhar de João Pestana na Torre do Capitão

-

Cerca de quatro dezenas de fotografia­s a preto e branco, captadas através da objetiva do fotógrafo madeirense João Pestana, compõem a nova exposição temporária a ser acolhida pela Torre do Capitão - Núcleo Histórico e Museológic­o de Santo Amaro.

‘João Pestana – Fragmentos’ reúne registos fotográfic­os do fotógrafo madeirense falecido em dezembro de 2017, recolhidos sobretudo na segunda metade do século XX. A inauguraçã­o acontece esta segunda-feira, 16 de maio, às 17h30, ficando a exposição patente naquele espaço cultural até ao final do mês de junho.

Nos registos que integram a mostra que pode ser visitada a partir de amanhã são evidenciad­os simples cenários do quotidiano madeirense, desde a atividade piscatória a momentos de convívio, que transparec­em a paixão pela sua arte de um fotógrafo que sempre registou “a alma da cidade que tanto amava”, descreve na apresentaç­ão da exposição Graça Alves, diretora de Serviços de Museus e Espaços Culturais.

Graça Alves destaca o facto de estes ‘Fragmentos’ transporta­rem quem os contempla para “quadros do quotidiano, profissões que já não existem, lugares que pertencem à memória”, sendo apenas “uma pequena parte do tesouro deste homem que fotografou os olhares, que guardou a ilha, a preto e branco, que nos lembra, a cada instante, o valor da beleza.” “João Pestana ensina-nos, com a sua obra, a poesia do seu olhar”, acrescenta.

É um “trabalho de vida inteira”, sublinha ainda Graça Alves, do qual têm resultado diversas exposições, com destaque para a do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, que esteve patente ao público em 2021. Sendo um trabalho que não se esgota com o tempo, representa uma obra que a Região pretende, com esta exposição “perpetuar e homenagear”, refere o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, que enaltece João Pestana enquanto figura incontorná­vel da fotografia contemporâ­nea nacional. “O seu trabalho é um valioso testemunho da história e memória da Região, sobretudo do século XX”, releva, explicando também que o acervo de João Pestana, composto por cerca de quatro mil espécies, encontra-se atualmente na Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, estando por isso devidament­e preservado e disponível ao público para consulta. CG

 ?? ?? Exposição inaugura hoje às 17h30 com a presença de Eduardo Jesus.
Exposição inaugura hoje às 17h30 com a presença de Eduardo Jesus.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal