Jornal Madeira

Maro dá a Portugal a segunda melhor pontuação de sempre

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Onono lugar de Maro no 66.º Festival Eurovisão da Canção, após conquistar 207 pontos do júri e televoto, valeu a Portugal a sua segunda melhor pontuação desde a estreia do país no certame, em 1964.

A representa­nte portuguesa, que cantou este sábado ‘ Saudade, Saudade’ no palco do certame europeu erguido em Turim, Itália, foi apenas superada naquele indicador por Salvador Sobral, que deu a única vitória ao país com ‘Amar Pelos Dois’, que somou um total de 758 pontos – a maior pontuação alguma vez registada na Eurovisão.

Em relação à colocação na tabela, o nono lugar foi o sétimo melhor resultado para Portugal. Na mesma posição ficou Tonicha com ‘Menina do alto da serra’ em 1971 e Manuela Bravo com ‘ Sobe, sobe, balão sobe’ em 1979.

Foi no momento da divulgação dos votos dos júris nacionais que os corações portuguese­s bateram mais depressa, quando Portugal obteve pontos de 29 dos 40 países participan­tes, conquistan­do um quinto lugar com 171 pontos. No televoto, Portugal conseguiu apenas 36 pontos.

Durante a última madrugada, a União Europeia de Radiodifus­ão, que organiza o certame, divulgou os resultados completos, revelando que na semifinal ‘Saudade, Saudade’ obteve um surpreende­nte quarto lugar, sendo apenas superado pela Ucrânia, pelos Países Baixos e pela Grécia.

“Fizeste-nos sonhar”

Os elogios à representa­nte portuguesa têm vindo a multiplica­r-se de dia para dia, sendo indiscutív­el que o seu canal no Youtube deixou, há muito tempo, de ser o seu único palco. Naquela plataforma, Maro, nome artístico de Mariana Secca, tem partilhado nos últimos dois anos duetos à distância com músicos como Antonio Sanchez, Eric Clapton, Mayra Andrade, Maria Gadú, Luísa Sobral, Rui Veloso, Ivan Lins, Pablo Alborán, António Zambujo, Silvia Pérez Cruz e Dino D’santiago.

Durante a passagem pela Eurovisão, ela própria uma enorme plataforma de lançamento para novos artistas (como o comprovam os Maneskin, vencedores de 2021), nem os apresentad­ores deixaram de enaltecer o talento da jovem de 27 anos. “Fizeste-nos sonhar”, afirmava Mika, numa breve ronda pelos concorrent­es durante a final. Laura Pausini, por seu turno, no anúncio da votação do público, declarou: “uma artista fantástica, uma música incrível. Maravilhos­a!”.

 ?? ?? Maro ocupou o nono lugar na tabela, a mesma posição que Tonicha em 1971 e Manuela Bravo em 1979.
Maro ocupou o nono lugar na tabela, a mesma posição que Tonicha em 1971 e Manuela Bravo em 1979.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal