Jornal Madeira

Covid-19 ‘trama’ vinda de Moreira da Silva

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

Jorge Moreira da Silva, que ontem formalizou a candidatur­a à liderança do Psd-nacional, era esperado hoje na Madeira, mas a covid-19 impediu-o de viajar. Tendo acusado positivo, o candidato está em isolamento. Num comunicado, nos meios oficiais da candidatur­a, diz que apesar dos sintomas se encontra “bem fisicament­e” e “animicamen­te”.

“Sexta- feira, se tudo correr normalment­e, já estarei em contacto direto com os nossos militantes”, escreveu o antigo vice-presidente do PSD que tem Rubina Berardo como mandatária na Madeira.

Em declaraçõe­s ao JM, a mandatária disse que, conforme o estado de saúde do candidato, será reequacion­ada a agenda e não perde a esperança de que ele possa estar pessoalmen­te com os militantes da Madeira e com o presidente da comissão política regional, Miguel Albuquerqu­e.

Vencer Madeira e Açores

Vencer as eleições regionais na Madeira (2023), com uma maioria absoluta do PSD, e as eleições europeias (2024), assumindo “de forma clara o objetivo de vencer”, são metas traçadas na moção de estratégia ontem divulgada e intitulada ‘Direito ao Futuro’, com a qual Moreira da Silva se propõe a

Jorge Moreira da Silva espera retomar contactos pessoais sexta-feira.

vencer a presidênci­a da Comissão Política Nacional (cujo mandato vai até 2024).

Nos dois anos de mandato, propõe-se a avançar com uma “atempada preparação” das eleições nos Açores (2024), onde também ambiciona maioria absoluta, nas autárquica­s (2025) e nas legislativ­as (2026).

O “espírito de unidade no partido” é a condição prévia que defende para a obtenção das vitórias almejadas. A apresentaç­ão de um ‘Gover

no-sombra’ no próximo Congresso de julho e a atualizaçã­o das linhas programáti­cas num Congresso extraordin­ário em 2023, no qual seriam também revistos os estatutos do partido, são compromiss­os já declarados que reitera na moção.

As eleições diretas para escolher o próximo presidente do PSD realizam-se a 28 de maio. Para além de Jorge Moreira da Silva, é candidato à sucessão de Rui Rio o antigo líder parlamenta­r Luís Montenegro que já esteve na Madeira.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal