Jornal Madeira

Avesso prepara festival e nove produções teatrais

Durante este ano, a associação cultural quer levar os seus espetáculo­s a palcos da Ponta do Sol, Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Machico e Porto Santo.

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

AAssociaçã­o Cultural, Desportiva e Recreativa Avesso tem programada­s, para este ano, nove produções e o seu habitual festival, que terá uma duração de oito dias.

A carta de produções desenhadas para 2022 pela associação cultural sedeada na Ponta do Sol contempla comédia, drama e textos de autores contemporâ­neos, privilegia­ndo também a utilização de textos de jovens madeirense­s e a inclusão de jovens atores da Região, no objetivo de “criar mais oportunida­des de trabalho para jovens e profission­ais da Madeira”. Isso mesmo indicou Luís Melim, um dos rostos da Avesso, durante a celebração de um protocolo de cooperação e desenvolvi­mento cultural entre aquela organizaçã­o e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, que irá apoiar as várias iniciativa­s previstas.

A tutela, através da Direção Regional de Cultura, decidiu apoiar a Avesso atribuindo uma verba no valor de 15 mil euros, destinada à realização da oitava edição do Festival Avesso e à apresentaç­ão de uma nova produção teatral.

Uma das produções previstas faz parte do trabalho de formação que a associação tem vindo a realizar, juntando “as aulas de teatro e de canto dos mais novos para trazer ao palco uma opereta sobre Santo António, por altura das festas dos Santos Populares”, disse Luís Melim. Além disso, e dentro do que é apoiado pela tutela da Cultura, a Avesso irá também levar à cena um trabalho sobre a vida e obra de João Gomes de Sousa, mais conhecido como ‘Feiticeiro da Calheta’.

Com uma enorme vontade de reforçar as ligações com o público,

Produções previstas privilegia­m os novos talentos regionais, no desígnio de “criar mais oportunida­des de trabalho para jovens e profission­ais da Madeira”, diz Luís Melim.

a Avesso tem programada­s para os próximos meses estreias na Ponta do Sol, Calheta e Câmara de Lobos, com circulação no Funchal e em Machico. “Este ano queremos ainda levar três produções ao Porto Santo, incluindo a opereta que conta com 51 crianças e 20 adultos”.

Por ocasião da assinatura do protocolo com o Governo Regional, Luís Melim deixou um pedido para que a Avesso passe a beneficiar, no futuro, de um apoio estruturad­o que permita que a mesma possa “evoluir no trabalho formativo e de criação/produção, conseguind­o criar postos de trabalho e assim contribuir para a profission­alização do setor da cultura na Região”. Neste âmbito, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, desafiou os responsáve­is pela associação a apresentar­em as suas ideias ao Executivo, que terá “todo o interesse em apoiar bastante aqueles que já mostraram ter capacidade de fazer acontecer”.

Eduardo Jesus agradeceu “o forte contributo” da Avesso à cultura da Região, elogiando a preocupaçã­o que a associação tem tido na itinerânci­a dos eventos que produz.

‘Tempo Limite’ estreia sexta

A próxima estreia da Associação Avesso acontece já este fim de semana, no auditório Maestro Vitor Costa, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos. Como o JM já noticiou, ‘Tempo Limite’, com texto e encenação de Pedro Araújo Santos, e interpreta­ção de Guilherme de Mendonça e Laura Aguilar, sobe ao palco sexta-feira e sábado, dias 20 e 21 de maio, às 21 horas, e no domingo, 22 de maio, às 17 horas.

 ?? ?? ‘Tempo Limite’, uma peça com texto e encenação de Pedro Araújo, é a próxima estreia da Avesso.
‘Tempo Limite’, uma peça com texto e encenação de Pedro Araújo, é a próxima estreia da Avesso.
 ?? ?? Avesso apoiada em 15 mil euros para a realização de diversas atividades.
Avesso apoiada em 15 mil euros para a realização de diversas atividades.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal