Jornal Madeira

Aqui Acolá traz peça ‘Atlas da Boca’

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Considerad­o um dos melhores espetáculo­s de 2021 pelo jornal Expresso, integra o cartaz do festival que decorre de 26 a 29 de maio na Ponta do Sol.

Aedição de 2022 do Festival Aqui Acolá, que se realiza no último fim de semana deste mês de maio, vai apresentar, no Centro Cultural John dos Passos, a estreia na Região da peça de teatro ‘Atlas da Boca’.

A produção nacional, considerad­a pelo jornal Expresso como um dos melhores espetáculo­s do ano passado, subiu ao palco do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, no âmbito do festival Alkantara, e chega agora à Região encabeçand­o o cartaz teatral do festival multidisci­plinar que acontece de 26 a 29 no concelho da Ponta do Sol.

‘Atlas da Boca’ estreia no auditório do John dos Passos no sábado, dia 28 de maio, antes de Tiago Sena Silva, Tcheca & Mário Laginha e Tiago Bettencour­t subirem ao palco principal do festival. O espetáculo, apresentad­o na Região em parceria com o ator Marco Lima (‘Desvio’), terá uma segunda sessão no domingo, 29 de maio, em hora a anunciar.

Com um conceito pouco comum na oferta cultural regional, ‘Atlas da Boca’, um espetáculo com cocriação e interpreta­ção de Gaya de Medeiros e Ary Zara, mostra “uma investigaç­ão de dois corpos trans”, que parte da boca “como lugar de intersecçã­o entre a palavra, a identidade e a voz, o público e o privado, o erotismo e a política.” Como explica a sinopse, esta produção teatral coloca em palco uma dupla que procura “novas narrativas, explorando os verbetes que se abrem da boca para fora e que se leem da boca para dentro”.

Entusiasta da palavra e apaixonada pelo que é possível criar através da linguagem, Gaya de Medeiros, bailarina e produtora brasileira, explica que a inspiração para ‘Atlas da Boca’ surge do facto de ter passado grande parte da sua juventude “muito calada”, o que fez com que vivesse “incontávei­s dias” a “ler as pessoas”. “Uma palavra-respiração contém tanta verdade e segredo que passo minha vida a tentar ler os caminhos que o pensamento inscreve no corpo”, descreve a diretora do espetáculo.

Num paralelism­o entre os bebés que “descobrem o mundo colocando o mundo na boca”, também os atores Gaya de Medeiros e Ary Zara, que passaram por um processo de transição relativame­nte tardio, se submeteram a este percurso de descoberta de um novo mundo e novas palavras que “transitam da boca para fora e da boca para dentro”. No entanto, apesar de ‘Atlas da Boca’ colocar em palco duas pessoas trans, Gaya de Medeiros sublinha que serão aqui expostas experiênci­as com que “qualquer pessoa se pode defrontar ao amar, ao perder e ao encontrar-se com o desconheci­do”.

 ?? ?? Espetáculo estará em cena a 28 e 29 de maio no Centro Cultural John dos Passos.
Espetáculo estará em cena a 28 e 29 de maio no Centro Cultural John dos Passos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal