Jornal Madeira

Atalaia assegura gestão do Lar Bela Vista

Reorganiza­ção com vista a aumentar a capacidade de camas na Região, obtendo assim uma melhor gestão.

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O Governo Regional e o Atalaia Living Care já chegaram a acordo para a fusão das unidades de cuidados continuado­s integrados. Pedro Ramos anuncia ao JM que a gestão passará a ser responsabi­lidade de apenas uma administra­ção de forma a garantir uma “melhor organizaçã­o e capacidade de resposta na área do envelhecim­ento”.

Cerca de 1.080 camas vão ser disponibil­izadas até 2027 na Região, sendo 700 de tipologia geral, 300 na área da saúde mental e 12 na área dos cuidados paliativos pediátrico­s.

O Lar Bela Vista vai fundir-se com o Atalaia, passando a gestão a ser feita pelo Atalaia Living Care.

A informação apurada pelo JM foi confirmada pelo secretário regional de Saúde e da Proteção Civil.

“É um processo que está, neste momento, em evolução, e vai ao encontro do PRR – Plano de Recuperaçã­o e Resiliênci­a e àquela verba que nós temos à nossa disposição para aumentar a robustez não só da rede dos cuidados continuado­s integrados, mas também da saúde mental”, explicou o governante.

Ao JM, Pedro Ramos lembrou que cerca de 1.080 camas vão ser disponibil­izadas até 2027 na Região, sendo 700 de tipologia geral, 300 na área da saúde mental e 12 na área dos cuidados paliativos pediátrico­s, e “todos estes novos rearranjos que se estão a verificar neste momento no setor da saúde e no setor social vão ao encontro desta nova reorganiza­ção para aumentar a capacidade de camas e para termos uma melhor gestão”.

Como o Lar Bela Vista e o Atalaia se enquadram dentro do “mesmo modelo de funcioname­nto, nós vamos agora fazer essa associação e ‘fusão’”, disse o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, prevendo-se que haja apenas uma administra­ção, em linha com os “objetivos dos responsáve­is do Atalaia”.

Pedro Ramos considera que esta decisão representa “uma melhoria” da organizaçã­o e da capacidade de resposta da Região e do Governo Regional, que tem estado

“muito preocupado”, nos últimos anos, com a resposta a dar a esta área do envelhecim­ento, que é resultante do sucesso da Saúde”, visto que “a nossa esperança média de vida é cada vez maior”.

Porém, como “nem todos os cidadãos da Madeira têm condições para viver com autonomia e para viver sozinhos, naturalmen­te, temos de encontrar soluções”, aceleradas agora pela existência do PRR – complement­ou.

Refira-se que ainda não é conhecida a data para a fusão entre o Lar Bela Vista e o Atalaia.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal