Jornal Madeira

Docentes no Chipre em formação

-

No âmbito do programa europeu Erasmus+, três docentes da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, no Campanário, deslocaram-se ao Chipre, de 30 de abril a 5 de maio, para o curso estruturad­o ‘Effective Classroom Management – Techniques, methodolog­ies and disciplina­r strategies’.

As docentes Paula Lage (presidente do Conselho da Comunidade Educativa), Sónia Fernandes (presidente do Conselho Pedagógico) e Liliana Aguiar (coordenado­ra dos Diretores de Turma do 3.º Ciclo) no âmbito dos seus cargos, fizeram um balanço “muito positivo” da experiênci­a.

“O curso foi muito completo e revelou-se pertinente e eficaz na transmissã­o de conhecimen­tos sobre uma boa gestão da sala de aula, apresentan­do técnicas, metodologi­as e estratégia­s disciplina­res que ajudam os alunos a terem sucesso e a serem cidadãos com um bom desenvolvi­mento emocional e a terem relações interpesso­ais positivas. Ajudou a examinar rotinas, normas e práticas que melhoram o ensino-aprendizag­em e a descobrir formas de desenvolve­r e melhorar o relacionam­ento e as competênci­as de comunicaçã­o com os alunos”.

Na formação, foram ainda abordadas técnicas para maximizar a atenção dos alunos e minimizar o stresse. A gestão do tempo, o entender e integrar a diversidad­e, o controlo da indiscipli­na, do racismo e do bullying foram outros aspetos abordados, bem como a discussão em torno das boas práticas e ferramenta­s digitais para cativar os alunos.

Estas mobilidade­s encerram o projeto AGE Campanário de três anos, iniciado em 2019, que, dada a pandemia, foi prolongado até maio deste ano. “As 12 mobilidade­s foram assim concluídas com sucesso e acrescenta­ram um novo salto à dimensão europeia desta escola, que através de cursos de formação, workshops, notícias, relatórios, reuniões com os docentes e atividades, metodologi­a, estratégia­s e práticas nas aulas com os alunos se fez concreta.

 ?? ?? As três docentes fazem um balanço positivo da formação.
As três docentes fazem um balanço positivo da formação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal