Jornal Madeira

Portugal reforça atenção a lusovenezu­elanos

-

Portugal vai reforçar a atenção aos luso-venezuelan­os carenciado­s com mais um médico, um técnico social e um adido social, anunciou ontem o secretário de Estado das Comunidade­s Portuguesa­s, Paulo Cafôfo.

“Temos dado apoio à Rede Médica Portuguesa de Assistênci­a Social (…) que tem uma importânci­a grande e é por essa razão que queremos ampliá-la. Além dos quatro médicos, termos mais um médico, mas também mais recursos humanos nesta área social”, disse Cafôfo.

O governante falava à Lusa e órgãos de comunicaçã­o social local venezuelan­a e da Madeira no fim de uma visita de seis dias à Venezuela, onde contactou com portuguese­s nas localidade­s de Caracas, Valência, Maracay e Los Teques.

“A proposta que fiz é de que tenhamos [também] mais um técnico social e um adido social, dois elementos essenciais para os apoios serem canalizado­s no acompanham­ento direto que é necessário realizar-se com a nossa comunidade”, frisou o governante.

O secretário de Estado precisou que Rede Médica Portuguesa de Assistênci­a Social já realizou mais de 2.000 consultas e distribuiu mais 1,8 toneladas de medicament­os e que o Governo português tem apostado no apoio social, particular­mente na questão do apoio aos emigrantes e idosos carenciado­s.

Por outro lado, precisou que tem havido também um apoio grande de Lisboa “na questão dos emolumento­s” consulares aos portuguese­s da Venezuela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal