Jornal Madeira

Festas da Sé com reforço policial e música regional durante 8 dias

- Por Romina Barreto romina.barreto@jm-madeira.pt

As Festas da Sé – evento que marca o pulsar também das festividad­es do Município do Funchal, festas outrora conhecidas como ‘Festas da Cerveja’ –, estão de regresso às ruas da baixa da cidade para a edição de 2022. Evento que decorre de 20 a 28 de maio. Contas feitas, serão oito dias de animação e de uma boa oportunida­de para dinamizar o comércio tradiciona­l local.

Aliás, o presidente da autarquia, Pedro Calado, fez mesmo questão de sublinhar que é “para eles [empresário­s] que este evento é feito”, bem como para “valorizar os artistas madeirense­s”. Não fosse este um investimen­to superior a 25 mil euros que inclui, no que à animação respeita, um ecletismo que vai desde grupos filarmónic­os, bandas distritais e municipais a teatro e agremiaçõe­s de música ligeira.

Toda esta animação ficará cargo de nomes como a Banda Distrital do Funchal ‘Os Guerrilhas’, Teatro Bolo do Caco, Buzico, Tuna D'elas, Grupo de Folclore e Etnográfic­o da Boa Nova, Elian Bittecncou­rt, Banda Filarmónic­a de Santo António, Tuna Universitá­ria da Madeira, Dupla de Dois ou Enfer Tuna Madeira. Momentos que estão divididos, diariament­e, por três períodos, havendo uma animação para a hora de almoço, entre as 12h30 e as 14h00, à tarde, no período correspond­ente entre as 17h30 e as 19h30, e no período da noite, das 21h00 às 00h00. E se a animação é muita, a comida e bebida também estarão em foco, estando os estabeleci­mentos comerciais convidados a ficar em funcioname­nto até à 01h00 da manhã.

Além do mais, a questão da segurança é das que mais importa acautelar para a edilidade. Por isso, haverá reforço policial e reforço da limpeza urbana, bem como uma estreita articulaçã­o com os Bombeiros Sapadores do Funchal. Os quais irão proceder ao patrulhame­nto diário de bicicleta na cidade.

Parceiros satisfeito­s

Ao lado do presidente da autarquia

Funchalens­e, na apresentaç­ão do cartaz estiveram Susana Sousa, em representa­ção da Empresa de Cervejas da Madeira (ECM), e Luís Sousa, presidente da Junta de Freguesia da Sé.

Em nome da ECM, Susana Sousa afirmou ser “um enorme prazer retomar as Festas da Sé, que tão bem caracteriz­am o concelho e também o espírito da vida madeirense”, ao passo que Luís Sousa evocou a longevidad­e das festas para convidar todas as famílias a se juntarem ao evento.

De olhos postos no futuro

Já noutro azimute, este evento – cujo principal patrocinad­or é a Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) e que conta, igualmente, com a colaboraçã­o da Junta de Freguesia da Sé –, faz repensar os horários de funcioname­nto dos estabeleci­mentos, entende Pedro Calado. Nesse sentido, o edil convidou, pensando para além deste evento, a que se ponderasse um eventual alargament­o dos estabeleci­mentos tendo em conta que a cidade está cheia de turismo. Algo que, na sua ótica, pede a que se aproveite esta boa maré para fazer negócio. O presidente exortou mesmo a que se usasse certos períodos de tempo, como o sábado e domingo, para se abrir os estabeleci­mentos, benefician­do da estadia dos turistas.

 ?? ?? Festas arrancam sexta-feira e contam com o patrocínio da Empresa de Cervejas e a colaboraçã­o da Junta da Sé.
Festas arrancam sexta-feira e contam com o patrocínio da Empresa de Cervejas e a colaboraçã­o da Junta da Sé.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal