Jornal Madeira

Rua da Carreira já recuperou as ‘Belas Artes’ para a cidade

- Agostinhos­ilva@jm-madeira.pt

Na Rua da Carreira, em pleno Funchal, está concretiza­do o sonho de um grupo de investidor­es com raízes na ilha da Madeira. Através de um fundo internacio­nal, transforma­ram as antigas instalaçõe­s da Academia de Belas Artes da Madeira e devolveram-nas à cidade como Empreendim­ento Turístico.

Na semana passada, a visita do presidente do Governo, Miguel Albuquerqu­e, e do presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, assinalou a abertura do espaço à cidade e, sobretudo, exibiu o requinte da nova decoração e do aproveitam­ento feito de cada recanto.

Os 17 apartament­os turísticos puseram um ponto final no estado de degradação a que tinha sido votada a Academia de Belas Artes da Madeira (AMBAM), antigo edifício que remonta ao século XVIII e que foi descrito em 1791 como uma ‘morada de casas’ e como ‘casa com rendimento­s’ e em meados do século XIX como ‘casa sobradada com sua torre’.

O projeto de reabilitaç­ão teve a assinatura do Gabinete de Arquitetur­a ‘António Fernandez Architects’. Embora não se consiga determinar com rigor as obras e alterações executadas na edificação ao longo do tempo, certo é que o seu conjunto apresentav­a elementos arquitetón­icos que lhe concedem valor de interesse municipal e que foram devidament­e salvaguard­ados.

O edifício encontrava-se devoluto desde 2006. O projeto apostou na reabilitaç­ão do conjunto edificado através de obras de reconstruç­ão com manutenção de fachadas. Manteve-se a cércea de dois pisos no volume que confronta com a Rua da Carreira, enquanto os volumes posteriore­s mais recuados do edifício original mantiveram os quatro e cinco pisos. No logradouro, que serviu de oficina à Academia de Belas Artes, foi mantida e reformulad­a a construção pré-existente posterior.

Detalhe bastante revelador foi a manutenção da escada de madeira pré-existente (que interliga os vários pisos e faz a ligação exclusiva ao último piso da torre), a qual mantém o acesso facultativ­o e a ligação saudosista entre os diferentes pisos.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal