Jornal Madeira

Infeção pelo vírus Monkeypox em Portugal pode ser um surto

É a primeira vez que é detetada esta infeção em Portugal, uma doença transmissí­vel através de contacto com animais ou contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminad­os.

-

Os casos de infeção pelo vírus Monkeypox confirmado­s em Portugal podem constituir um surto, mas não está “para já” identifica­da qualquer ligação entre eles para além do local onde foram detetados, disse ontem a infeciolog­ista Margarida Tavares.

“Podemos utilizar a palavra surto porque podemos falar em surto sempre que há um aumento de casos face ao que é esperado. E nós não esperávamo­s que nenhum caso ocorresse em Portugal”, disse a médica que é membro do grupo de trabalho criado pela Direção-geral da Saúde (DGS) que está a gerir esta situação.

Em declaraçõe­s aos jornalista­s, no Porto, a também diretora do Programa Nacional para as Infeções Sexualment­e Transmissí­veis e VIH confirmou que os casos foram detetados numa clínica ligada a doenças sexualment­e transmissí­veis em homens jovens com idades entre os 20 e os 50 anos.

“Foram identifica­dos em contexto de atendiment­o numa clínica de doenças sexualment­e transmissí­veis porque apresentav­am lesões genitais. É verdade que são casos de homens que têm sexo com homens, mas essa pode só ter sido a forma como foi dado o alerta. Ainda não sabemos mais. Não está descrita, classicame­nte, a via de transmissã­o sexual [como passível de causar esta infeção], mas há transmissã­o por contacto próximo, íntimo e prolongado”, descreveu Margarida Tavares.

A DGS informou que foram confirmado­s mais nove casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, um total de 14 casos confirmado­s.

Os novos casos foram confirmado­s pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, esta quarta-feira, "existindo ainda duas amostras em análise". Os casos identifica­dos mantêm-se em acompanham­ento clínico, encontrand­o-se estáveis.

 ?? ?? Além dos cinco casos já confirmado­s em Portugal, estão em estudo mais cerca de 15.
Além dos cinco casos já confirmado­s em Portugal, estão em estudo mais cerca de 15.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal