Jornal Madeira

JPP chama bastonário da Ordem dos Médicos

Élvio Sousa quer ouvir Miguel Guimarães sobre vários aspetos problemáti­cos do setor da Saúde na Região.

- Por Miguel Silva msilva@jm-madeira.pt

Dá entrada hoje, na Assembleia Legislativ­a da Madeira, um pedido formal de audição parlamenta­r com o bastonário da Ordem dos Médicos. O documento leva o símbolo do partido Juntos Pelo Povo, que considera “incontorná­vel refletir sobre a situação da Saúde na Região”.

Para essa reflexão, o JPP valoriza a opinião de Miguel Guimarães. O bastonário da Ordem dos Médicos não é um agente particular ou diretament­e envolvido com as questões da Saúde na Região, mas é o mais alto dirigente nacional da Ordem que “está incumbida pelo Estado no sentido de zelar pela segurança e qualidade, ética e técnica da medicina praticada em Portugal”. Além disso, cabe também à Ordem “proteger os cidadãos e defender a dignidade dos utentes”, considera o Juntos Pelo Povo nas razões invocadas para trazer o bastonário ao Parlamento regional.

Essa razão é considerad­a suficiente para ouvir em audiência o bastonário, mas há outros elementos que concorrem para a iniciativa do JPP. O argumentár­io apresentad­o por Élvio Sousa recorda ainda que Miguel Guimarães tem um “papel de vigilante do estado da Saúde no País” e que a última visita do bastonário à Região tem já mais de quatro anos. Sousa recorda ainda que o médico em causa tem “uma atitude crítica e propositiv­a sobre aspetos dos Serviços de Saúde Regionais que mereciam melhorias”.

O Juntos Pelo Povo recorda que passaram três anos deste Governo e que persistem vários problemas num setor fundamenta­l. A começar por uma das bandeiras que o partido tem assumido na Região: o combate às listas de espera. Insiste Élvio Sousa

que há cerca de 118 mil atos clínicos em listas de espera, de acordo com dados do final de 2021. “Milhares de utentes aguardam uma consulta de especialid­ade, uma cirurgia ou até a realização de um exame sem qualquer resposta e sem qualquer informação sobre a situação”.

A opção por uma audição parlamenta­r para ouvir o bastonário tem também uma explicação política. É que essa figura regimental “permite a oportunida­de de garantir o uso da palavra a todos os grupos parlamenta­res e deputados únicos na discussão de um dos temas mais prementes da realidade regional”.

 ?? ?? Juntos Pelo Povo quer ouvir bastonário da Ordem dos Médicos.
Juntos Pelo Povo quer ouvir bastonário da Ordem dos Médicos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal