Jornal Madeira

Número de imigrantes aumentou 20% em dois anos

Dinamismo económico na RAM aumenta o fluxo migratório. Esta foi uma das conclusões da reunião entre o diretor regional das Comunidade­s e Cooperação Externa e a Alta Comissária para as Migrações.

- Por Bruna Nóbrega bruna.nobrega@jm-madeira.pt

A comunidade de imigrantes na Madeira cresceu 20% nos últimos dois anos. Atualmente, de acordo com Rui Abreu, diretor regional das Comunidade­s e Cooperação Externa, residem na Região cerca de 11 mil cidadãos de 116 países, sendo a maioria oriunda da Venezuela.

“Houve um cresciment­o bastante acentuado de imigrantes na Madeira de cerca de 20%. A maior comunidade estrangeir­a é a venezuelan­a. Depois temos o Reino Unido, um país com o qual também temos laços históricos, e em que muitos britânicos optam por residir na Madeira”, apontou, adiantando que em terceiro lugar surge a comunidade brasileira, seguindo-se a alemã, a italiana e a francesa.

Rui Abreu falava após ter recebido esta quinta-feira a Alta Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, que está na Madeira pela primeira vez desde que assumiu o cargo.

“Antes do conflito entre a Rússia e a Ucrânia estávamos a assistir a um cresciment­o acentuado de cidadãos russos e de cidadãos ucranianos a pedir residência na Madeira”, notou.

Para o diretor das Comunidade­s e Cooperação Externa, o dinamismo

Comunidade imigrante na Madeira regista cerca de 11 mil pessoas, na maioria oriunda da Venezuela.

económico e a estabilida­de social na Região têm levado a este “aumento exponencia­l” de estrangeir­os que optam por fazer as suas vidas na ilha ou simplesmen­te usufruir da reforma.

Esta foi, aliás, uma das conclusões saídas da reunião mantida entre Rui Abreu e Sónia Pereira, a qual reconheceu que o fluxo migratório vem associado a um dinamismo económico na Madeira.

“Harmoniosa”. Foi assim que a presidente do Alto Comissaria­do para as Migrações definiu a forma como convivem as diferentes co

Rui Abreu recebeu esta quinta-feira a Alta Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, que está na Madeira pela primeira vez desde que assumiu o cargo.

munidades na Região.

Uma multicultu­ralidade que o Governo Regional, através da DRCCE, em parceria com a Junta de Freguesia de São Martinho, celebra amanhã, no Centro Cívico de São Martinho, contando com uma programaçã­o pejada de animação.

Sónia Pereira enalteceu ainda a parceria entre o Alto Comissaria­do e o Governo Regional que permitiu a criação do Centro Local de Apoio a Imigrantes da Madeira (CLAIM -Madeira), onde são realizados cerca de 40 atendiment­os diários.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal