Jornal Madeira

Inquérito quer saber posições de emigrantes

-

Um inquérito dirigido aos portuguese­s no estrangeir­o vai revelar as suas posições sobre temas como o aumento de deputados eleitos pela emigração ou o voto eletrónico, estando prevista a divulgação das conclusões em junho, mês do Dia de Portugal.

Trata-se de um inquérito promovido pela SEDES - Associação para o Desenvolvi­mento Económico e Social, inserido no âmbito das atividades desenvolvi­das pelo Observatór­io das Comunidade­s Portuguesa­s da organizaçã­o.

A coordenado­ra do inquérito, Christine de Oliveira, disse à agência Lusa que este irá permitir “trazer um saber mais científico e menos empírico a questões que se colocam há vários anos”.

O inquérito assume uma relevância maior após o anterior ato eleitoral, as legislativ­as de 30 de janeiro, que foram repetidas no círculo da Europa, após irregulari­dades com os boletins de voto.

O questionár­io incluirá perguntas como se a Assembleia da República deveria ter mais deputados eleitos pelo círculo da emigração e a opinião que as comunidade­s portuguesa­s têm sobre o voto eletrónico ou sobre os processos eleitorais.

Segundo Christine de Oliveira, a SEDES conta com os órgãos de comunicaçã­o social para divulgar a iniciativa, mas sobretudo com “os contactos dos contactos”. Os resultados do inquérito deverão ser conhecidos próximo do Dia de Portugal, Camões e das Comunidade­s, em 10 de junho, e ser transmitid­os ao Governo português com um conjunto de propostas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal