Jornal Madeira

Ciclo do açúcar em exposição até 2023 na Calheta

-

Éinaugurad­a a 24 de maio, terça-feira, a exposição intitulada ‘Das Plantas e das Figuras’, da autoria de Joana Teixeira de Sousa e com a chancela da Galeria 1425. A mostra estará patente no Hotel Saccharum, na Calheta, até 24 de janeiro de 2023, e traduz-se numa coleção de desenhos e de pinturas pensadas para aquele espaço cultural.

A exposição representa uma viagem pelo ciclo do açúcar, sendo, portanto, evidente que a produção da cana-de-açúcar está em grande relevo.

Um trabalho inspirado em dois conceitos. São eles a transforma­ção e a metamorfos­e. Para o efeito, Joana Teixeira de Sousa elegeu o papel como suporte, recorrendo a carvão grafite e pó de grafite para as obras a preto e branco, e a misturas de tintas a óleo para as peças a cores.

“Durante o processo tive necessidad­e de trabalhar com formas geométrica­s, talvez como forma de equilibrar o aberto com o fechado, o livre com o contido, o caos com a ordem. Acabou, assim, por se formar uma complement­aridade entre forças”, explicou a artista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal