Jornal Madeira

Expectativ­a alta para o Festival da Truta

Entre 25 e 29 de maio decorre em São Roque do Faial a XI Edição do Festival da Truta, evento promovido pela Casa do Povo da freguesia que procura divulgar e valorizar a cultura local.

- Por Bruna Nóbrega bruna.nobrega@jm-madeira.pt

Ao longo de cinco dias, São Roque do Faial volta a ser palco da XI Edição do Festival da Truta/rota da Sidra, contando com um cartaz diversific­ado desde a animação às iguarias.

Procurando divulgar e valorizar a cultura local, o evento, promovido pela Casa do Povo de São Roque do Faial, arranca já na próxima quarta-feira, dia 25 de maio, prometendo alegrar a freguesia.

“A nossa expectativ­a é alta porque há uma diversific­ação ao nível da animação e não só. São muitos os grupos musicais que vão passar pelo evento, além do facto de estarmos a divulgar os produtos típicos da freguesia: a truta e a sidra”, notou ao JM Heliodoro Dória, presidente da Casa do Povo de São Roque do Faial, regozijand­o-se por este ser “um dos maiores eventos que se faz atualmente” na localidade.

Quanto às novidades, de realçar que nesta edição o evento realiza-se num local diferente dos anos anteriores, dado que embora esta festividad­e percorra toda a freguesia (dia 25 no Ribeiro Frio e dia 26 na Achada do Cedros Gordo), a concentraç­ão será no polidespor­tivo coberto, no sítio dos Terreiros (27, 28 e 29).

“É uma zona mais central até para as freguesias vizinhas, nomeadamen­te Porto da Cruz e Santana, porque está a cerca de 600 metros da via expresso que liga Machico a Santana”, refere.

De resto, o arranque do certame acontece na quarta-feira, com destaque para a Rota da Sidra que percorrerá nesse mesmo dia, logo após a abertura oficial (às 15 horas, no posto Aquícola do Ribeiro Frio), todos os bares e restaurant­es da freguesia que comerciali­zam a bebida.

No que toca às iguarias, Heliodoro Dória lembra que vão estar presentes no evento vários restaurant­es do concelho, cuja especialid­ade será, como não podia deixar de ser, a truta.

Atuações animam certame

A animação prossegue na sexta-feira, dia 27 de maio, com o início, pelas 20h00, da primeira parte do XXVIII Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, por onde passarão vários grupos, nomeadamen­te a ‘Tunacedros’, da Casa do Povo de São Roque do Faial, o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana, o Clube de Música da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral e o Grupo de Animação ‘Lírios do Norte’.

Mais tarde, pelas 22h00, a música continuará a soar na freguesia com a atuação dos FATUM (grupo de fados da Associação Académica da Universida­de da Madeira), seguindo-se a TUMA - Tuna Universitá­ria Madeirense, numa noite que será encerrada pelo DJ Sérgio Soares.

No que respeita a sábado, sobem ao palco duas artistas do concelho, mais concretame­nte Mónica Ascensão e Júlia Dória, cujas vozes começarão a ecoar por volta das 16h00. Cerca de uma hora depois será a vez da dupla Avelino e Daniel animar o público.

Além disso, o programa prevê, pelas 19h30, a segunda parte do encontro de grupos culturais, com o Grupo de Tocares e Cantares ‘Camponeses’ e o Grupo Nova Geração do Faial. O ‘baile’ continuará com a performanc­e do Grupo de Teatro da Casa do Povo de Santana e posteriorm­ente a atuação da Banda Filarmónic­a do Faial.

Roni de Melo e a sua banda estarão ao cargo da animação, a partir as 21h30, no palco que será posteriorm­ente ocupado pelo conjunto musical ‘Amigos da Música’ do Caniçal.

No último dia do evento, domingo, acontece pelas 16h30 a terceira parte do ‘XXVIII Encontro de Grupos Culturais’ com a Orquestra de Bandolins da Casa do Povo de São Roque do Faial, seguindo-se o grupo coral da mesma instituiçã­o. A Banda Municipal de Santana também não faltará à chamada, assim como o Grupo Recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial. No final da tarde, pelas 18h30, vão estar ainda em direto do recinto do festival as ‘Músicas do Arco da Velha’.

O Festival encerrará com chave de ouro com a atuação do artista Tiago Sena Silva, também ele natural de Santana.

LULA DA SILVA Casou aos 76 anos

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, de 76 anos, casou na quarta-feira em São Paulo com Rosângela Silva, socióloga de 56 anos. A cerimónia decorreu sob a maior privacidad­e, longe do olhar da imprensa, e com 150 convidados.

HELENA COSTA Tem novo amor

A atriz Helena Costa, que é mãe das gémeas Mercedes e Maria do Mar, fruto do casamento com Frederico Formigal, enlace que terminou no ano passado, revelou nas redes sociais ter voltado a encontrar o amor. A atriz publicou uma foto onde aparece a sua sombra e a do namorado.

 ?? ?? A freguesia de São Roque do Faial, concelho de Santana, terá cinco dias de muita animação.
A freguesia de São Roque do Faial, concelho de Santana, terá cinco dias de muita animação.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal