Jornal Madeira

VICTOR GOMES ENTRE A ELITE MUNDIAL

O árbitro descendent­e de madeirense­s irá estar na fase final do Mundial do Qatar, num ano de sonho, onde já apitou a final da CAN.

- Por Daniel Faria e José Luís da Silva, correspond­ente em Joanesburg­o redacao@jm-madeira.pt

O árbitro sul-africano Victor Gomes, descendent­e de madeirense­s, é um dos juízes nomeados pela FIFA para arbitrar no próximo Campeonato do Mundo de futebol, que se realiza no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano.

Victor Gomes é considerad­o o melhor árbitro de África desde há alguns anos a esta parte, sendo um dos seis representa­ntes do continente africano no que toca a arbitragem neste Mundial, integrando uma lista de 36 árbitros principais que vão participar na maior competição mundial ao nível de seleções.

De referir que o árbitro internacio­nal já tinha sido pré-selecionad­o para o Mundial da Rússia, em 2018, mas acabou por ficar de fora da lista final para a competição.

Agora, o árbitro de 39 anos consegue aceder à fase final de um Mundial, o que consiste num grande marco na sua carreira.

Recorde-se que Victor Gomes arbitrou no passado mês de fevereiro a final da Taça das Nações Africanas, prova que acabou por ser vencida pela seleção do Senegal, que derrotou o Egito, com Carlos Queiroz no comando técnico, nas grandes penalidade­s.

Victor Gomes é árbitro da FIFA desde 2012, sendo um juiz de elite da Confederaç­ão Africana de Futebol.

Globalment­e, a UEFA terá 11 árbitros principais, a Confederaç­ão sul-americana (CONMEBOL) sete, a zona Centro-americana e das Caraíbas (CONCACAF) cinco, a asiática (AFC) cinco, a africana (CAF) seis e a Oceânia (OFC) dois. No videoárbit­ro (VAR) estarão 24 árbitros, sem qualquer português em prova.

Entre os árbitros para o Qatar2022, destaque para as escolhas da árbitra francesa Stéphanie Frappart (UEFA), da ruandesa Salima Mukansanga (CAF) e da japonesa Yoshimi Yamashita (AFC).

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal