Jornal Madeira

Casa da Madeira do Norte assume novo rumo

João Costa, recém-eleito presidente da Casa, reuniu-se recentemen­te com o diretor regional das Comunidade­s e Cooperação Externa, Rui Abreu, ao qual apresentou vários projetos.

- Por Raul Caires raulcaires@jm-madeira.pt

O recém-eleito presidente da Casa da Madeira no Norte, João Costa, reuniu-se recentemen­te com o diretor regional das Comunidade­s e Cooperação Externa, Rui Abreu, ao qual apresentou os vários projetos que pretende implementa­r para revitaliza­r esta entidade, sediada na cidade do Porto, que está sob a alçada da DRCCE.

A presidênci­a de João Costa quer dar um novo rumo à Casa, através da criação de espaços de trabalho, de convívio e de promoção da cultura, promovendo o cinema, a fotografia, a poesia, as artes plásticas, a música e a performanc­e, mas também divulgar a cultura e tradições madeirense­s, sem esquecer o papel que a entidade tem de ocupar no mundo digital. Nota ainda para a criação de um jardim com plantas endémicas da Madeira.

“É preciso continuar a reabilitar as instalaçõe­s da ‘Casa’. Depois vamos criar salas de trabalho, espaços de convívio e, acima de tudo, espaços onde se possa criar e promover a vertente cultural”, afirmou João Costa, observando que “um dos grandes objetivos é aproximar pessoas de diferentes origens, atra

Com a globalizaç­ão assiste-se a um processo de uniformiza­ção da cultura. As diferentes identidade­s culturais esbatem-se. E o objetivo é manter viva a cultura e as tradições madeirense­s.

vés da cultura”.

“Queremos promover, através da cultura [cinema, fotografia, poesia, artes plásticas, performanc­e e música], a aproximaçã­o de pessoas de todas as origens, tendo como pano de fundo a Madeira e interligan­do-a com a cultura do Norte”, explicou João Costa, lembrando que a cultura “não tem língua, nem nacionalid­ade, é de todos e para todos. É inclusiva”.

Para o dirigente, “com a globalizaç­ão assiste-se a um processo de uniformiza­ção da cultura. As diferentes identidade­s culturais esbatem-se. E o objetivo é manter viva a cultura e as tradições madeirense­s”.

Na Casa da Madeira do Norte, onde não faltam espetada, bolo do caco, Coral e Brisa, será promovido ‘O Ciclo do Cinema Madeirense’, um evento cinéfilo em que serão passados filmes realizados na Região e outras produções em que participam atores madeirense­s.

 ?? ?? João Costa com Rui Abreu e Sancho Gomes, diretor do Centro das Comunidade­s Madeirense­s e Migrações.
João Costa com Rui Abreu e Sancho Gomes, diretor do Centro das Comunidade­s Madeirense­s e Migrações.
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal