Jornal Madeira

Rússia anuncia 12 bases militares na fronteira ocidental em resposta à NATO

O ministro da Defesa russo aproveitou o seu discurso para garantir que a conquista da região ucraniana de Lugansk está quase completa e que 1.908 soldados ucranianos entrinchei­rados na fábrica de Azovstal, em Mariupol, se renderam até ao momento.

-

A Rússia vai criar 12 bases militares na sua fronteira ocidental até ao final do ano para responder ao reforço da NATO com a potencial integração da Finlândia e da Suécia, anunciou ontem o ministro da Defesa, Serguei Shoigu.

“Os nossos vizinhos mais próximos, a Finlândia e a Suécia, solicitara­m a adesão à NATO. Portanto, a tensão continua a crescer na área de responsabi­lidade do distrito militar ocidental”, afirmou Shoigu, numa reunião do Ministério da Defesa russo transmitid­a na televisão pública.

“Estamos a tomar as devidas contramedi­das. Para isso, estamos a melhorar ativamente a composição de combate das tropas. Até ao final do ano, serão formadas 12 unidades e subunidade­s militares no distrito militar ocidental”, explicou.

O ministro da Defesa russo indicou que, ainda este ano, as tropas russas também irão receber mais de 2.000 armas modernas e equipament­os militares.

De acordo com Shoigu, a situação no flanco estratégic­o ocidental apresenta, no contexto geral, “um aumento das ameaças militares perto das fronteiras russas”, particular­mente pela intensidad­e dos voos da aviação estratégic­a dos Estados Unidos na Europa, que se multiplico­u por 15 - de três para 45 por ano - e pelas visitas de navios norte-americanos com mísseis guiados, que se tornaram sistemátic­as no Mar Báltico.

O ministro referiu ainda que, só este ano, entraram seis vezes no enclave russo báltico de Kaliningra­do (estrategic­amente localizado entre a Polónia, a Lituânia e o mar Báltico), zonas de potenciais lançamento­s de mísseis de cruzeiro, navios norte-americanos com armas guiadas.

Desde 2016, o sistema de controlo detetou 24 “ações deste tipo”, acrescento­u o representa­nte.

Segundo Shoigu, os Estados Unidos e a NATO estão também a aumentar a escala de combate dos treinos operaciona­is perto das fronteiras da Rússia.

O ministro da Defesa russo aproveitou ainda o seu discurso para garantir que a conquista da região ucraniana de Lugansk (leste) está quase completa.

 ?? ?? Tropas russas irão receber mais de 2.000 armas modernas e equipament­os militares.
Tropas russas irão receber mais de 2.000 armas modernas e equipament­os militares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal